Da reportagem
O Parque Municipal Ecológico “Maria Tuca” de Tatuí foi reaberto na quarta-feira, 26, pela prefeitura, com cerimônia festiva, para ser mais uma opção de lazer e entretenimento aos tatuianos e visitantes.
“Foi um dia muito especial para nós. Foi emocionante ver a alegria das pessoas ao voltarem a frequentar esse espaço tão importante para nossa cidade. Mesmo com a chuva, nada atrapalhou nossa linda festa, foi um momento de celebração, de união e de renovação de esperança”, declarou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior.
Ele esteve no evento acompanhado da primeira-dama e presidente do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso.
Também estiveram presentes: vereadores e secretários municipais; o diretor do parque, Paulo Sena; a coordenadora do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fusstat, Luciana Picchi; a diretora do Numea (Núcleo Municipal de Educação Ambiental), Elisângela Nunes; além de diretores de departamentos municipais e conselheiras do Fusstat.
O evento ainda contou com a recepção musical do grupo Seresteiros com Ternura e apresentações da fanfarra e do “Envelhecer com Qualidade de Vida”, coordenados por Luciana Picchi, além de trabalhos artísticos de Adriana Alegre.
A cerimônia também marcou a retomada das atividades do “Envelhecer…”, com os idosos no parque de segunda-feira a sexta-feira, e do Numea (Núcleo Municipal de Educação Ambiental “Rita Corrêa Coelho”), pertencente à rede municipal de ensino.
“É com muita satisfação que marcamos o retorno do projeto ‘Envelhecer’ ao parque, onde os idosos poderão realizar as atividades e desfrutar da estrutura oferecida pelo local. Sabemos da importância de ações como essa para promover a qualidade de vida e a socialização dos nossos queridos idosos”, disse Cardoso Júnior.
A partir desta semana, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, o parque está liberado para a população, com acesso gratuito, após dois anos fechado. A prefeitura revitalizou o local, bem como o acesso, com nova pintura, iluminação, poda de árvores e roçada.
“Agradeço a todos que se empenharam para tornar esse momento possível e espero que o Parque Ecológico ‘Maria Tuca’ continue sendo um espaço de convivência e lazer para nossa cidade”, concluiu o prefeito.
O parque, com área total de 257 mil metros quadrados, oferece pesca esportiva, quadras de areia, campo de futebol, espaço para bicicletas, três piscinas naturais com toboágua, prainha às margens do lago, quiosques, sanitários, vestiários (masculino e feminino) e trilha ecológica.
Para o uso das piscinas e da prainha, não é necessário apresentar atestado médico, mas é obrigatório o uso de trajes de banho (sunga, bermuda, maiô ou biquíni). Além disso, não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas.
O Parque Municipal Ecológico “Maria Tuca” está localizado na estrada dos Fragas, com acesso pelo quilômetro 117,8 da rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127) e é mantido pela prefeitura, por meio das secretarias da Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal; do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer; e dos Serviços Públicos e Zeladoria.
Ótimo trabalho e de conservação,pois e um patrimônio da nossa cidade