Paróquia São José Operário da vila Esperança é elevada a santuário

Pedido é aceito pelo Conselho de Presbíteros da Diocese de Itapetininga

Bispo dom Gorgônio preside missa de elevação canônica do templo (foto: Adriana Almeida)
Da reportagem

A Paróquia São José Operário, da vila Esperança em Tatuí, foi elevada a santuário diocesano. A missa de elevação canônica ocorreu no domingo, 8 (Dia dos Pais), em cerimônia presidida pelo bispo diocesano dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto.

Por meio de decreto, além de conceder o título à Igreja Matriz de São José, o bispo nomeou o pároco da igreja, padre André Viana, como primeiro reitor do santuário dedicado a São José Operário.

Conforme Viana, no conceito religioso, “santuário” é um local sagrado, para o qual acorrem peregrinos de diversas regiões por devoção, ou ainda a igreja frequentada por fiéis vindos de outras regiões, atraídos por algo que existe especificamente naquele templo.

“Tornando-se um santuário, essa igreja pretende oferecer aos fiéis: meios abundantes de salvação; o anúncio diligente da Palavra de Deus, incentivando a vida eucarística dos fiéis; e a celebração do sacramento da reconciliação e de outras formas de piedade popular”, declarou.

O pároco classifica a celebração como um marco na história da Paróquia São José Operário, que, “a partir de agora, recebe das mãos de Deus mais uma grande missão, de alimentar e sustentar a vida espiritual dos fiéis”.

“Nada disso seria possível sem a participação de tantos irmãos que, desde o início da paróquia, aqui doaram a vida. Somos fruto de uma história, e somos gratos a Deus por todos aqueles que por aqui passaram”, acentuou o padre.

A paróquia, inaugurada em 2004, atende a comunidade da vila Esperança, Nossa Senhora do Carmo (Residencial Astória), Santa Cruz (Barro Preto), Santo Antônio de Pádua (Jardim Europark), São Cristóvão (vila São Cristóvão) e São Paulo Apóstolo (Jardim Tóquio).

A elevação da paróquia em santuário foi solicitada por Viana, em virtude do “Ano de São José”, celebrado em 2021, por ocasião do 150º aniversário de declaração do santo como padroeiro universal da igreja, conforme determinado pelo papa Francisco por meio de carta apostólica.

O Conselho de Presbíteros da Diocese analisou o pedido e autorizou a elevação no início de agosto. O decreto de criação do santuário foi assinado na quinta-feira da semana passada, 5, pelo chanceler da Cúria Diocesana, padre Luiz Paulo Batista Braga, e por dom Gorgônio.

“Quando cheguei nesta paróquia sete anos atrás, eu sentia no meu coração que Deus tinha para mim uma missão específica, que era principalmente restaurar a fé e a vida espiritual dos fiéis, e é essa herança que quero deixar, a herança da vida espiritual”, comentou Viana.

O novo reitor ressalta ser “uma alegria” celebrar o ano dedicado a São José com a elevação da paróquia a santuário e destaca as características da igreja que a faziam “merecedora do título”.

“Recebemos muitas pessoas em nossa paróquia, que vêm pedir socorro a São José, principalmente a benção das carteiras de trabalho, e é diante do que vivemos nesses sete anos que posso dizer que a nossa paróquia se enquadra naquilo que a igreja estabelece para que se torne um santuário”, conclui o padre.

A paróquia São José Operário está localizada na avenida Heleonilde Maciel de Menezes, 155, na vila Esperança. Outras informações pelo telefone (15) 3251-4082.