Parceria oferece qualificação profissional para estudantes

Programa Mais EJA teve idealização da Secretaria de Educação

0
Prefeito com parte dos alunos do Mais EJA (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

Em reunião no paço municipal, na manhã de quinta-feira, 19, foi oficializada a realização do programa municipal “Mais EJA”, idealizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

O Mais EJA, que terá início nos primeiros dias de setembro, é destinado aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, inicialmente, para os matriculados nas Emefs “João Florêncio” e “Prof. Alan Alves de Araújo” (bairro Tanquinho).

Os alunos poderão realizar cursos de qualificação profissional, entre eles: cuidador de idosos, atendente de farmácia, operador de caixa e telemarketing, com o Grupo Microflex; e inglês e informática, na escola “First Idiomas”.

As capacitações serão realizadas na sede das duas empresas, em dois horários: nos dias de semana, no período da manhã, e aos sábados, no período da tarde. Os participantes que concluírem a capacitação, que terá duração de três meses, serão certificados.

De acordo com a secretária da Educação de Tatuí, Elisângela Cecílio, o projeto estava sendo estudado pela pasta havia, pelo menos, dois meses, “sendo possível ser implantado neste momento graças aos parceiros que disponibilizaram os cursos”.

Publicidade

“É uma parceria importante, pois as empresas estão disponibilizando essas vagas nos cursos que são pagos, mas para os alunos serão gratuitos”, diz ela.

O Mais EJA – que até quinta-feira tinha 18 inscritos, podendo receber até cem inscrições, de alunos das duas unidades escolares – tem o objetivo de contribuir com a formação dos jovens e adultos que estejam finalizando o ensino fundamental, por meio do EJA, implementando cursos de capacitação em seus currículos, “aumentando as oportunidades de crescimento profissional na carreira de cada um e garantindo o direito à aprendizagem ao longo da vida”.

“Para uma cidade atrair empresas, é importante ter mão de obra qualificada, para alocar funcionários nos postos de trabalho que elas disponibilizam; esses cursos proporcionarão isso.

“O programa auxiliará os jovens e adultos para que sejam mais rapidamente inseridos no mercado de trabalho, gerando mais renda, trabalho e oportunidade em nosso município”, argumentou o secretário municipal do Governo, Luiz Paulo Ribeiro.

Por meio de nota à imprensa, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior declarou que o projeto “pode até servir de vitrine para outras cidades de região, estando a gestão municipal disponível para fazer um intercâmbio com secretarias municipais, com o intuito de divulgar boas propostas”.

“O Mais EJA está em boas mãos. Nossa equipe da Secretaria de Educação, capitaneada agora pela Elisângela, é muito competente. Agradecemos nossos parceiros, que são empresas de sucesso. Tenho certeza de que o programa dará muitos frutos para nossa cidade”, concluiu.

Participaram da reunião, além do prefeito, secretária, dirigentes de escolas e alguns alunos do EJA, os vereadores Renan Cortez e Márcio Antonio de Camargo.

Publicidade