
Da redação
Nesta quarta-feira, 26, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) e da Secretaria Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação estiveram reunidos no Centro de Formação Profissional para tratar sobre a parceria desses órgãos com a prefeitura de Tatuí.
A assessoria de comunicação do Executivo, em nota à imprensa, informa que o evento abordou “o impacto positivo desta colaboração e avaliarem ações estratégicas que visam formar futuros profissionais e colocá-los diretamente no mercado de trabalho”.
“Eles puderam reforçar a importância da estrutura do Centro de Formação e observar aulas práticas, equipamentos modernos e os métodos de ensino que aliam teoria e prática, proporcionando uma experiência completa aos alunos”, segue a assessoria.
Os estudantes de Tatuí, que estão matriculados nos cursos de longa duração, fazem parte do programa Jovem Aprendiz e dividem o tempo entre o curso técnico oferecido pelo Senai e atividades práticas nas empresas parceiras, que empregam, atualmente, 118 jovens nos cursos de técnico em administração, eletricista industrial, mecânica de usinagem em máquinas convencionais e assistente administrativo.
“Essa metodologia permite que os jovens adquiram experiência real no mercado de trabalho enquanto continuam sua formação técnica”, sustenta a prefeitura.
As empresas que participam da iniciativa são: BRF S.A., Casa Publicadora Brasileira, Icefrut, Marquespan, Neo Parts e Santista.
“Esse apoio das indústrias locais tem sido fundamental para o sucesso do programa, que contribui para o desenvolvimento de habilidades específicas e altamente demandadas no mercado de trabalho”, declara a nota.
Estiveram presentes na reunião o coordenador técnico pedagógico do Senai Sorocaba, Alison Aguiar; o orientador de prática profissional Rodrigo Dornelo; a coordenadora do Senai Tatuí, Renata Proença; e os professores Pedro Avallone (mecânica de usinagem e administração), Luis Fernando Luvizotto (elétrica) e Cleita Rodrigues (administração).
Aguiar apontou a importância da parceria, dizendo que “o Senai realiza um estudo de inteligência de mercado, que possibilita ser cada vez mais assertivo nas escolhas dos cursos e dos perfis profissionais que serão desenvolvidos, garantindo que os cursos oferecidos atendam às demandas socioeconômicas locais”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação da prefeitura de Tatuí, Luis Donizetti Vaz Júnior, também falou sobre o papel essencial do Senai na cidade.
“O Senai é um aparelho muito importante para nossa cidade, tendo em vista a formação dos nossos jovens, que já saem com a perspectiva de entrar em uma empresa. As empresas estão investindo nesses jovens, pois recebem um apoio financeiro enquanto estudam”, declarou.
Outras possibilidades de capacitação profissional são os cursos de curta duração, que podem ser realizados por todos os interessados de acordo com os pré-requisitos exigidos.
Alguns exemplos destas oportunidades gratuitas são os cursos de leitura e interpretação de desenho técnico, metrologia, comandos elétricos, Excel, Power BI e programação em Python, que estão com matrículas abertas.
O Centro de Formação Profissional de Tatuí – Parceria Senai está localizado na rua Maneco Pereira, 619, centro. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-2056.