Seguindo tendência dos grandes veículos de comunicação, a partir deste mês de janeiro, o jornal O Progresso passa a reservar o acesso de seu portal na internet – “O Progresso Digital” – aos assinantes das edições impressas.
Em paralelo, também conforme ocorre de maneira usual, oferecerá o acesso somente on-line, com valores reduzidos. Para quem é assinante do jornal impresso, não haverá qualquer mudança, com o acesso liberado em todas as páginas virtuais do periódico.
Como único procedimento, ao acessar o portal, o assinante será levado a preencher um cadastro – isso apenas na primeira vez em que o sistema entrar em operação.
Pelo procedimento, como também acontece comumente na internet, registrará o próprio “login” e senha, com os quais terá liberdade para a visualização de todas as páginas de notícias e serviços.
Os não assinantes, quando em contato com o site, terão acesso às chamadas das reportagens, às informações contidas na aba “relacionamento” e a todo o conteúdo dos classificados, que contêm anúncios de imóveis, veículos, serviços e diversos.
Ainda junto à mudança na edição digital quanto aos acessos, o jornal também modificará a periodicidade de atualização de conteúdo jornalístico.
Até o momento, essa renovação ocorre em simultâneo à veiculação do impresso, sempre às quartas e sábados. Passará, então, a ser diária, com a maior parte do noticiário já postado mesmo antes da versão impressa.
As mudanças acontecem tanto por conta de tendência comum no jornalismo impresso quanto pelo respeito aos assinantes, os quais são os reais mantenedores dos veículos de comunicação e, portanto, merecem este reconhecimento e distinção.
São eles que, embora não representando o maior montante de investimento direcionado aos veículos, garantem o tal “retorno” aos anunciantes, pois formam o público que tanto busca informação de credibilidade quanto é buscado pelos fornecedores de produtos e serviços.
Sem esta dinâmica, não existiriam, praticamente, todos os veículos de comunicação – não somente os impressos -, tal como a publicidade perderia seu maior canal de acesso ao público consumidor.
Ainda que muito – e cada vez mais – se utilize a internet como meio de comunicação, a verdade é que, por enquanto, a carência de credibilidade do conteúdo transmitido pela rede é tão grande que pouco sensibiliza a publicidade.
Isto é algo facilmente “visualizado” mesmo nos grandes portais de informação, os quais acabam sendo vitimados pela falta de profissionalismo e seriedade da maioria – com muitos acessos, mas pouco retorno.
Com o tempo, contudo, as diferenças sobrepõem-se, permitindo a valorização daqueles que apresentam conteúdo efetivamente confiável, isento e abrangente.
Esse é o momento de se valorizar o púbico fiel, aquele que resguarda a solidez dos veículos, proporcionando somente a ele o acesso irrestrito – conforme, agora, realiza O Progresso.
Em números, o portal “O Progresso Digital”, somente entre 1º de janeiro e 31 de outubro de 2014, somou 240.709 acessos. Por eles, houve 4.909.355 de visualizações de páginas. Certamente, um dos sites mais procurados no município.
Por tudo isso, O Progresso entende ser o momento correto para investir ainda mais na veiculação digital, implementando o noticiário dia a dia. Contudo, algo que somente faria sentido se não desconsiderasse os assinantes.
Que 2015 comece bem (melhor), com muita informação, boas novidades e sorte. Muita sorte a todos!