‘Painel Instrumental’ inicia shows e aulas técnicas e soma 484 inscritos

289





Divulgação

Ganhador do ‘Grammy Award’ 2014, Trio Corrente faz show de abertura no ‘Procópio Ferreira’

 

O trio vencedor do Grammy 2014, o guitarrista que reside na Suécia como estrela da música, o pianista que mora em Seattle há mais de 20 anos e é referência na música instrumental. Artistas destacados são atrações no Festival de MPB – Painel Instrumental, que tem início nesta segunda-feira, 21. O evento tem apoio das empresas Roland e Contemporânea e segue até o sábado, 26.

Sob coordenação de Érica Masson, o festival de música instrumental brasileira registrou 484 inscritos. O número é um recorde na história do Conservatório de Tatuí.

“São músicos e interessados que vão participar de workshops, masterclasses, oficinas e shows. Para a participação nas aulas práticas foi necessária seleção rigorosa”, destacou a coordenadora em material enviado à imprensa.

Os músicos inscritos vêm da Argentina, Uruguai, Paraguai, Inglaterra e de oito estados brasileiros: Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

As atividades têm início na manhã de segunda-feira, com atividades pedagógicas restritas aos inscritos. O corpo docente do Festival de MPB – Painel Instrumental é formado por alguns dos mais importantes nomes dos cenários nacional e internacional.

São eles: André Marques (professor de arranjo e improvisação para cantores), Beto Angerosa (percussão), Cássio Ferreira (saxofone), Cuca Teixeira (bateria e prática de conjunto), Jessé Sadoc (trompete) e Jovino Santos Neto (piano).

Completam a equipe, os professores Marco Pereira (violão), Nelson Faria (guitarra e prática de conjunto), Ney Conceição (contrabaixo e prática de conjunto) e Rafael Rocha (trombone e prática de big band).

Para a coordenadora, “ter a oportunidade de sanar ou abrandar necessidade nata do ser humano de aprender, conhecer e fazer música com novas pessoas de todo o Brasil e do mundo, dividindo vivência musical com professores, músicos e amigos, além de ouvir boa música, torna os participantes do evento privilegiados”.

“É sempre um prazer imenso e indescritível trabalhar no Painel Instrumental”, destacou.

Todas as noites, a partir das 19h30, são realizados shows abertos a qualquer interessado. No foyer do teatro “Procópio Ferreira”, com entrada franca, podem ser vistos shows da série “Vitrine do Painel”, com novos talentos da música instrumental brasileira.

Shows

Neste ano, apresentam-se: Eduardo Sueitt Quinteto (dia 21), Rodrigo Ferreira Quinteto (no dia 22), Trio Mojubá (dia 23), Espinho de Limoeiro (dia 24), Paulo Maia Trio (dia 25), Duo Paulio Celé e Robson Nogueira (no dia 26).

Os shows principais têm início às 20h30, no “Procópio Ferreira”, com ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada). A abertura na segunda-feira, 21, será pelo Trio Corrente (Fabio Torres, piano; Paulo Paulelli, baixo; e Edu Ribeiro, bateria), ganhador do “Grammy Award” 2014 de melhor álbum de jazz latino.

Na terça-feira, 22, apresenta-se Espírito Santo no show “Alma de Músico”, com Thiago Espírito Santo, contrabaixo; Fabio Peron, bandolim; Mestrinho, acordeon. No repertório, composições de mestres da música brasileira.

Nelson Faria é a atração da quarta-feira, 23, com o show “Nelson Faria Convida”, trazendo ao palco Chico Chagas, acordeon; Rafael Barata, bateria; e Ney Conceição, baixo.

Nelson Faria, que reside na Suécia, é considerado um dos mais importantes músicos brasileiros. Ele agrega em seu currículo a edição de seis livros didáticos, sendo dois editados em três países, sendo eles: Estados Unidos, Japão e Itália.

O músico soma, ainda, a gravação de 11 CDs, um DVD e uma videoaula, além de ter participado como guitarrista, violonista, arranjador e produtor em mais de uma centena de CDs com diversos artistas brasileiros e internacionais.

Na quinta-feira, 24, o palco será da Soundscape Big Band, grupo destacado no cenário nacional e que reúne nomes expressivos no meio musical instrumental.

A atração da sexta-feira, 25, será o Marcos Paiva Sexteto MP6, que apresenta o show “Meu Samba no Prato – Tributo a Edison Machado”. O grupo é formado por Edinho Sant’anna, teclado; Daniel D’Alcântara, trompete; Daniel de Paula, bateria; Marcos Paiva, baixo acústico; Cássio Ferreira, sax; e Jorginho Neto, trombone.

O encerramento do Painel Instrumental está agendado para o sábado, 26, com show especial de Jovino Santos Neto à frente da Big Band do Conservatório de Tatuí, coordenada por Celso Veagnoli. No show, serão apresentadas exclusivamente obras de Hermeto Pascoal, especialmente arranjadas para esta formação.

Jovino Santos Neto, pianista, flautista e compositor, reconhecidamente um dos mais talentosos discípulos de Hermeto Pascoal e habitante desde 1993 da cidade americana de Seattle, vem desenvolvendo sua carreira em múltiplos segmentos.

Ele atua como professor de piano e composição no conceituado Cornish College of the Arts e participa, ainda, de trabalhos com músicos do mundo inteiro. Tem vários CDs lançados no mercado mundial e recebeu três indicações para o “Grammy Latino” pelos trabalhos “Canto do Rio” (2004), “Roda Carioca” (2006) e “Live at Caramoor” (2009).