‘Outubro Rosa’ terá finalização na Pça. da Matriz neste sábado

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As mulheres que passarem pela Praça da Matriz, neste sábado, 26, encontrarão estandes disponibilizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, devido ao encerramento da campanha “Outubro Rosa”. As atividades acontecem das 9h às 13h.

No local, o público-alvo da campanha de prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero receberá informações e dicas de cuidados. Também poderá fazer aferição da pressão arterial, além da medição e a realização de testes rápidos para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, a campanha é realizada “em todo o mundo, sempre com foco na prevenção”.

O objetivo inicial do “Outubro Rosa”, informou a assessoria, era o combate ao câncer de mama, “mas os hábitos saudáveis e outras doenças ganharam espaço na abordagem”, citou o setor em nota enviada à imprensa.

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Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Cosa, os trabalhos também são voltados para a conscientização dos familiares das mulheres, para que elas sejam estimuladas a fazer o autoexame e ir ao ginecologista.

A assessoria de imprensa da Prefeitura divulgou que o exame papanicolau é a melhor maneira de detectar prematuramente os casos de câncer do colo de útero. “A popularidade do ‘Outubro Rosa’ alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina. Motivou e uniu diversos povos em torno de uma causa nobre”, disse Marilu, em material enviado à imprensa.

No Brasil, ela afirmou que a primeira iniciativa resultou na iluminação em tons de rosa do Monumento-Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932, em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002. Nesta data, a coordenadora disse ainda que houve a comemoração dos 70 anos do encerramento da Revolução de 32.

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, a campanha “Outubro Rosa” teve início nos Estados Unidos, em 1990. Naquele país, vários estados mantiveram ações isoladas referentes ao câncer de mama ou a mamografia.

“Posteriormente, após aprovação do Congresso americano, outubro tornou-se o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama naquele país”, consta em nota.

Em Tatuí, o Fundo Social de Solidariedade também participou da campanha distribuindo laços cor-de-rosa às funcionárias do paço municipal, às secretarias municipais de Saúde e Educação, Cultura e Turismo, às mulheres que trabalham no Fundo Social e às integrantes do projeto “Melhor Idade”.


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