Orquestra Sinfônica e ‘Grupo Raiz’ apresentam-se juntos no CDMCC

Órgãos artísticos do Conservatório de Tatuí ‘dialogam’ em evento gratuito

Orquestra Sinfônica e Grupo de Música Raiz unem-se nesta quarta (foto: Arquivo/Conservatório)
Da redação

A Orquestra Sinfônica e o Grupo de Música Raiz realizam na noite desta quarta-feira, 11, show especial. O evento tem início às 20h30 e acontece no Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí, com entrada franca.

O espetáculo, uma colaboração entre os dois grupos artísticos do Conservatório, propõe um “diálogo entre ritmos, gêneros e novos arranjos”, conforme a assessoria de comunicação do Instituto CCR.

A entidade é quem apoia a iniciativa, junto com a concessionária SPVias. A abertura fica por conta de obras do compositor Arthur Barbosa em ritmos caribenhos para violino e orquestra.

De acordo com o programa, o público poderá contemplar o repertório com arranjos de clássicos e com novas obras do universo caipira, envolvendo músicos dos dois grupos.

Com arranjos de Rinaldo Zamai e com o maestro italiano Emmanuele Baldini na regência da orquestra, o evento promete “cativar o público”.

O Grupo de Música Raiz surgiu em 2018, sob a coordenação do compositor, instrumentista de viola caipira e pesquisador da cultura popular brasileira Zeca Collares.

Com a missão de fazer leitura, pesquisas e performances da música raiz do Brasil, tanto instrumental quanto em canções, o grupo é formado exclusivamente por alunos de instrumentos e canto das áreas de MPB/jazz e erudito do Conservatório de Tatuí.

O repertório estabelecido pelo grupo inclui a chamada “diversidade rítmica da música raiz” de diversas regiões brasileiras.

Já a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 para dar suporte à performance dos estudantes da área de cordas sinfônicas da instituição.

O grupo surgiu da união de professores e alunos bolsistas, “dando a estes últimos a oportunidade de oferecer uma ampla experiência do repertório sinfônico e também uma antevisão de um possível ambiente de trabalho”.

O concerto “Orquestra Sinfônica convida Grupo de Música Raiz” faz parte da programação especial 2022 e prevê ainda dezenas de outras apresentações das demais formações artísticas da instituição: Banda Sinfônica, Big Band, Camerata de Violões, Coro, Grupo de Choro, Grupo de Percussão e Jazz Combo.

Os ingressos podem ser retirados com antecedência na internet, através da plataforma INTI e na bilheteria do próprio teatro, das 13h às 16h e das 17h às 20h. A retirada é feita rua São Bento, 415, no centro, mesmo endereço da apresentação.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome