Neste domingo, 20, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz concerto especial. Sob regência de João Maurício Galindo, a apresentação marca a abertura da 56a Semana da Música, mais tradicional evento do Conservatório de Tatuí.
O concerto tem início às 11h com participação especial de Maíni Moreno, que se apresenta em formatura no curso de harpa. Conforme a assessoria de comunicação do Conservatório, ela é a primeira a se formar no instrumento pela instituição.
Para a apresentação, o maestro Galindo selecionou três peças importantes do repertório clássico. A abertura do concerto será com a composição “O Moldava”, de Bedrich Smetana, da série “A Minha Vida”, peça mundialmente conhecida.
Smetana é, juntamente com Ludwig van Beethoven e Fauré, um dos compositores que escreveram música em total surdez. Ele é considerado o fundador da escola tcheca de composição.
A segunda peça do concerto será de C. Reinecke (“Concerto para Harpa e Orquestra, opus 182, em três movimentos”). A obra contará com solos da harpista Maíni Moreno, aluna que é a primeira a se formar no curso de harpa do Conservatório de Tatuí, sob orientação de Talita Martins e coordenação de Cristiane Bloes.
Maíni foi a primeira aluna do curso de harpa, estabelecido oficialmente em agosto de 2006 sob orientação da professora russa Liuba Klevtsova.
O encerramento do concerto será com a famosa “Suíte do Balé O Quebra-Nozes”, de P. Y. Tchaikovsky, baseada em um primoroso conto de E. T. Hoffmann “O Quebra-Nozes de Nuremberg” (1816). A adaptação desse conto, feita por Alexandre Dumas, foi transformada em música por Tchaikovsky entre 1891 e 1892, com libreto de Marius Petipa.
Consta de 12 quadros com “música alegre e brilhante”, e foi apresentada ao público pela primeira vez em 7 de março de 1892, no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo.
Devido à sua temática, é tradicionalmente encenado na época de Natal. Foi o próprio compositor quem orquestrou a suíte e a regeu na estreia em São Petersburgo.
O concerto marca o encerramento de temporada da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, um dos mais importantes grupos da instituição. Além disso, abre oficialmente a Semana da Música, que segue até o dia 27, com oito concertos especiais. Em todos eles, alunos da instituição são destacados como solistas.
A Semana da Música foi criada em 1960, pela professora Yolanda Rigonelli (que também foi diretora da instituição) e, desde então, vem sendo realizada consecutivamente todos os anos. O evento é realizado sempre no mês de novembro, tendo ao menos um evento no dia 22 – Dia do Músico e Dia da Padroeira dos Músicos (Santa Cecília).
Histórica no município, a Semana da Música foi criada para que os alunos possam mostrar o resultado de seus estudos. Durante a semana também são recebidos convidados especiais.
Ainda no domingo, às 20h, apresenta-se a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, que recebe como solistas alunos selecionados em concurso interno, sob regência de Dario Sotelo.
Na terça-feira, dia 22, às 20h, Dia Nacional da Música, o destaque é a Big Band do Conservatório de Tatuí, que recebe alunos como solistas sob coordenação de Celso Veagnoli.
Na quarta-feira, 23, às 20h, apresenta-se a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, coordenada por Edson Lopes. Na quinta, 24, às 20h, os alunos vencedores do XI Concurso Interno de Piano, coordenados por Cristiane Bloes, realizam apresentação especial.
Na sexta-feira, 25, às 20h, o destaque é o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, coordenado por Alexandre Bauab Junior. No domingo, 27, dois eventos encerram a Semana da Música: às 14h, apresenta-se a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, coordenada por Rodrigo Ursaia; e, às 20h, é a vez dos alunos vencedores do Prêmio Incentivo à Música de Câmara, coordenados por Míriam Braga.
Maíni Moreno iniciou estudos com harpa aos 7 anos, no Conservatório de Tatuí, tendo aulas ministradas pela harpista Liuba Klevtsova. Com apenas seis meses de estudos, a aluna subiu ao palco como solista frente à Orquestra “José dos Santos” do Conservatório de Tatuí, sob regência de Vinícius Trisólio. Teve aulas também com Suélem Sampaio, Soledad Yaya e Talita Martins.
Além de harpa, cursou piano clássico durante três anos, com os professores Juliano Kerber, Déborah Melissa e Marina de Campos. Integrou importante duo com o flautista Marcelo Alvez (Argentina).
Participou de diversos festivais como 5o e 6o Curso de Férias de Tatuí, tendo aulas com Liuba Klevtsova (Rússia) e Talita Martins; 6o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), tendo aulas com Silke Aichhorn (Alemanha) e Rita Costanzi (Estados Unidos).
Em 2012, obteve o 1o lugar no 1o Concurso de Harpa do Conservatório de Tatuí e o prêmio de melhor obra de livre escolha no 7o Concurso Interno de Piano Solo.
Participou de masterclasses com Sasha Boldachev (Rússia), Josh Layne (Canadá), Liuba Klevtsova (Rússia) e Maria Luísa Rayan (Argentina). Teve aulas com Suelem Sampaio no 15o Festival de Música das Montanhas, e Vanja Ferreira no 8o Curso de Férias de Tatuí.
No ano de 2015, participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão sob orientação de Liuba Klevtsova, Paola Baron (Itália) e Cristina Braga (Brasil). No ano seguinte, foi aluna bolsista no Festival Internacional Sesc (Serviço Social do Comércio) de Música de Pelotas, tendo aulas com Gisele Boeters.
Participou de grupos pedagógicos jovens e profissionais da instituição, sendo eles: a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí sob regência de Juliano Arruda; Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência de João Maurício Galindo; e a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência de Dario Sotelo.
Atualmente, é aluna de Talita Martins, bolsista na Banda Sinfônica, além de harpista convidada na Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e na Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).