Organização inicia os preparativos para 12ª edição do Zé Leiteiro





A organização do Campeonato José de Campos – Zé Leiteiro iniciou neste mês os preparativos para a 12a edição do evento. O torneio desportivo tem início programado para o próximo dia 15 de janeiro. As inscrições das equipes terminam no dia 10 do mesmo mês, uma terça-feira.

O cronograma foi divulgado nesta semana por Cesário Mota Filho, o Tatu, responsável pelo contato com os dirigentes, o estabelecimento de parceria com a Prefeitura e a obtenção de patrocínios junto a empresas locais para a realização. A disputa também conta com apoio de Osvaldo Luís Peixoto, o Keka, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. A partir do ano que vem, a pasta municipal voltará a ser “fundida” com a secretaria de Cultura.

Tatu iniciou os trabalhos para a competição em 2017 em outubro, quando teve as primeiras conversas com os representantes das equipes de futebol de campo da cidade. Com eles, vem discutindo os pontos do novo regulamento.

“Já está quase tudo certo com o pessoal das equipes que vão competir. Até porque nessa época do ano, eles sempre nos cobram se haverá nova edição”, comentou.

Em dezembro, Tatu dá sequência com a elaboração do regulamento. Em paralelo, faz a distribuição de fichas que devem ser entregues até a segunda terça-feira de janeiro. Na mesma semana, os dirigentes devem participar de congresso técnico para realização do sorteio das chaves e definição da tabela.

Para 2017, a organização espera manter a média de equipes inscritas. Em 2016, o torneio registrou a presença de nove agremiações locais. “Fica na média de oito a nove. O ideal seria termos dez para fazermos o chaveamento, mas é muito difícil conseguir esse número de equipes”, disse Tatu.

Com dez equipes, a competição teria duas chaves de cinco cada e, com oito, duas de quatro. Quando nove se inscrevem, uma chave conta com uma equipe a mais.

Por ter início em janeiro, o evento é considerado o “primeiro do ano”. Tatu explicou que a disputa abre o calendário das competições de futebol de campo em Tatuí. A previsão é que a competição se estenda até o mês de abril, quando tem início a nova edição da “Copa Rádio Notícias de Futebol Máster”.

Para se inscrever, os times precisam apenas preencher ficha de inscrição. A única contrapartida é a cessão de uma caixa de leite. “Nós pedimos essa doação e para repassarmos para uma instituição de caridade do município. Essa é a nossa única exigência, porque não cobramos nada na inscrição”, contou Tatu.

O organizador também não exige entrada para o público que deseja acompanhar as partidas. Os jogos acontecem no campo do Áz de Ouro, com acesso pela rua Teófilo de Andrade Gama. Eles são promovidos sempre aos domingos, pela manhã. Em geral, a organização os divide em rodada simples. Dependendo do número de equipes pode haver rodada dupla no início.

A Prefeitura colabora cedendo a arbitragem, que é considerado o maior custo pela organização. O torneio é voltado para jogadores com mais de 50 anos e para equipes exclusivamente tatuianas. “Nós prestigiamos equipes locais”, disse Tatu.

Os times campeão e vice-campeão recebem troféus, bem como os demais. “Todo mundo leva uma taça, para os dois primeiros, elas são maiores, para os outros menores. Desta forma, premiamos todo mundo”, afirmou o organizador.