Mais
    Início Cidades Operação “Cata Treco” passa por seis bairros, neste sábado

    Operação “Cata Treco” passa por seis bairros, neste sábado

    Ação também terá campanha sobre descarte correto do lixo

    Ação visa evitar a criação de novos focos do mosquito Aedes aegypti (Foto: AI Prefeitura de Tatuí)
    Diléa Silva

    A primeira edição da operação “Limpeza e Cata Treco” de 2023 acontecerá neste sábado, 28, das 8h às 13h, beneficiando seis bairros de Tatuí: Fundação Manoel Guedes, São Judas Tadeu, Residencial Donato Flores, Jardim Mantovani, Inocoop e Terras de Tatuí.

    A ação é organizada pela prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Serviços Públicos e Zeladoria, de Agricultura e Meio Ambiente, e do Setor de Combate à Dengue da Secretaria da Saúde, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), e tem o intuito de evitar a criação de novos focos do mosquito Aedes aegypti.

    Além disso, é feito um trabalho de conscientização da população sobre a importância do descarte correto de lixo e entulhos, que ajudam na proliferação da dengue e de outras doenças causadas pelo mosquito.

    A assessoria de comunicação da prefeitura aponta que os moradores destes respectivos bairros devem colocar os objetos que serão descartados em frente às residências horas antes do início da operação, e não no dia anterior.

    “A equipe da prefeitura não recolherá entulhos e nem materiais de construção, pois para estes tipos de descartes já disponibiliza os Ecopontos”, destaca a assessoria do Executivo, em nota à imprensa.

    No decorrer deste ano, outros bairros também receberão a operação “Limpeza e Cata Treco”. As datas e bairros beneficiados serão divulgados pelos canais oficiais e redes sociais da prefeitura de Tatuí.

    A prefeitura mantém seis ecopontos para descarte de materiais de construção e entulho, sendo quatro na área urbana e dois na rural, todos recebem sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos (desde que não estejam abertos) e materiais recicláveis, aceitando até um metro cúbico de entulhos e madeiras.

    Na região norte, a unidade está disponível na rua Flávia de Oliveira, no Jardins de Tatuí e funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e aos sábados das 8h às 14h. O local é destinado para a população em geral e aos carros de pequeno porte que fazem carretos.

    O ecoponto sul fica na rua Victória dos Santos Gomes, no Jardim Rosa Garcia II, ao lado da Cooreta (Cooperativa de Reciclagem de Tatuí). O espaço funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e aos sábados das 8h às 14h, mas não recebe descarte dos carros de pequeno porte que fazem carretos.

    Na região oeste, os moradores contam o ecoponto do final da rua Diomar Gianotti, no Inocoop. A unidade funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e aos sábados das 8h às 14h. Os carros de pequeno porte que fazem carretos, também não podem descartar nada neste local.

    Ainda na área urbana a cidade conta com a Cooreta, situada na rua Victória dos Santos Gomes, no Jardim Rosa Garcia II. Além dos outros materiais aceitos em qualquer ecoponto, a unidade recebe pneus, pilhas, baterias e podas de árvores – com autorização do Departamento Municipal de Meio Ambiente.

    O espaço funciona todos os dias da semana, das 7h às 18h, sendo que aos sábados e domingos permanece fechada das 12h30 às 13h30 para almoço e é destinado a população em geral e aos carros de pequeno porte que fazem carretos.

    Já os ecopontos rurais ficam no Bairro Guaxingú, na Estrada Tatuí-Iperó. Um está próximo ao quilômetro 3, ao lado do primeiro ponto de ônibus no sentido Iperó e outro fica a 200 metros da escola municipal do bairro.

    As unidades rurais são compostas por três baias, sendo uma destinada ao armazenamento de material reciclável (papel, papelão, vidro e plástico) e duas destinadas aos resíduos não recicláveis (lixo orgânico).