Ópera Mix celebra semana da Páscoa com menu degustação e cardápio especial

Para celebrar a semana dedicada à Páscoa, o Ópera Mix promoveu mais um evento especial, marcado por um menu degustação de alta gastronomia na noite do dia 14. Desta vez, contudo, o restaurante ainda estendeu as novidades preparadas pelo chef Augusto Piras, mantendo um cardápio com peixes e carnes tradicionais à data até o Domingo de Páscoa, 17, à disposição dos clientes.

O evento, realizado pelos proprietários do Ópera Mix, Gláucio e Liza De Marchi, contou novamente com o menu assinado pelo chef italiano, residente no Brasil desde os anos 2000 e com mais de 30 anos de experiência na gastronomia. Piras está entre os chefs mais respeitados do mundo e sempre assina pratos especiais no Ópera Mix.

Na noite de quinta-feira, o jantar contou com um menu de pratos sofisticados, com frutos do mar, por conta da Sexta-Feira Santa. E a casa esteve cheia, com todas as mesas reservadas.

Cerca de 60 clientes participaram do jantar e puderam degustar, de entrada, uma amuse buche de espuma de bacalhau montada no azeite extravirgem sobre tomates chapeados.

Em seguida, foram servidos carpaccios de haddock (espécie de peixe da mesma família do bacalhau) defumado com azeite de ervas frescas e tuile de ciabbata (pão branco de origem italiana) caseira.

Sobre o haddock, ainda houve o adendo da coincidência de o peixe escolhido passar a ter o comércio proibido depois da montagem do menu. Contudo, o chef prontamente soube fazer uma perfeita substituição e explicou sobre esse corte de bacalhau.

“O haddock é um peixe em vias de extinção, o que eu usei hoje foi o gadus morhua. Ele é muito similar ao haddock. Ambos, afinal de contas, são bacalhaus. Só que são da parte mais alta do lombo do bacalhau, e, hoje, usei o mais próximo dele”, explicou. “Um gadus morhua que ficou maravilhoso, inclusive”, adicionou Piras.

Para o prato principal, tão aguardado na noite, continuando com a temática de frutos do mar, Piras preparou tentáculos de polvo à moda galega em vinagrete quente sobre leito de arroz vermelho.

A escolha audaciosa deu muito certo, conforme observou Gláucio. “Sentimos audácia por ser Páscoa e por ter esse elemento como ingrediente especial”, acentuou.

“Normalmente, colocamos duas opções de prato principal, mas, dessa vez, eu queria que todo mundo comesse polvo, e, por fim, todos os pratos voltaram vazios”, celebrou o proprietário do Ópera Mix.

Sobre o prato em especial, Gláucio ainda destacou a forma como Piras incrementou-o. “O detalhe do polvo de hoje foi o tostado, o curry. É legal ver que o resultado e o combinado deram certo”, apontou.

Como sobremesa, o chef apostou em um clássico strudel de banana nanica e doce de leite com quenelle (uma quantidade porcionada no formato oval) de gelato de mascarpone, da gelateria Ópera Fresh, tudo pensado para agradar e satisfazer os clientes na véspera de feriado.

“Para a sobremesa, de cara, pensei no strudel. Gláucio queria algo com doce de leite e a massa folhada com o gelato se casaram perfeitamente. Muito bom!”, garantiu Augusto Piras.

No geral, sobre as escolhas principais do evento, o chef italiano comentou que não teria como seguir outra linha para a comemoração, senão a dos frutos do mar. “Gláucio comentou sobre fazer uma noite especial na quinta, antes da Sexta Santa, e logo pensei: ‘Se fizermos, tem de ser peixe’”, ressaltou Piras.

Ainda sobre a escolha do cardápio, Gláucio também contribuiu sugerindo vários ingredientes. “Comecei a discutir o cardápio com o Augusto há um tempo. Eu disse tudo o que queria: ‘Quero haddock, polvo, vamos usar isso ou usar aquilo’, mas sei que quem transforma as ideias em realidade é o chef”, reconhece o empresário.

Nesse quesito, o diálogo entre proprietário e chef agradou aos presentes na noite especial. Gladston Jefet Chamma, empresário e cliente fiel do Ópera Mix, admitiu: “Perfeito! Adoro frutos do mar, polvo e bacalhau são o meu fraco. Saio totalmente satisfeito!”.

E ainda complementou: “O Ópera Mix sempre foi um restaurante que nós frequentamos aqui na cidade, o melhor restaurante da cidade. A gente acompanha desde o começo, é uma parceria de longos anos, prestigiamos sempre”.

A esposa de Gladston, Andrea Jafet, também se mostrou satisfeita com o evento. “Maravilhoso o jantar, a gente sempre vem aqui nos eventos com esse chef, e é sempre maravilhoso. Tanto é que a gente não perde um”, comentou ela.

Para o chef italiano, nascido na região da Sardenha, depois de alguns eventos, é possível notar o gosto dos clientes brasileiros, especialmente os de Tatuí. “Hoje, todo mundo elogiou bastante. Depois de outros eventos na casa, a gente acaba acertando cada vez mais e entendendo o paladar do público, nos adaptamos ao gosto do tatuiano”, contou Piras.

Além do menu especial para a noite do evento, o chef Augusto Piras assinou pratos que ficaram disponíveis para as festividades de Páscoa, entre eles, a paleta de cordeiro à moda rústica com brócolis e batata bolinha no alecrim, servida no próprio molho.

Também houve duas opções de lombo de bacalhau, uma na versão tempura com purê de batata-doce roxa e berinjela escabeche, e outra, na versão assada com ovo cozido, grão de bico, azeitona preta, tomate confitado e batata no azeite com flor-de-sal.

Para completar, o cardápio teve uma sobremesa tradicional italiana, as chamadas pastieras. Também assinado por Piras, o doce é uma torta com massa podre, recheio de trigo cozido, noz-moscada, ricota fresca e água de flor de laranjeira. Segundo o chef, ela é a “rainha dos doces de Páscoa na Itália”

Esses pratos e sobremesa temática estiveram disponíveis em versão família. Já pensando nas festividades da Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa, eles serviam de duas a três pessoas e ficaram disponíveis no cardápio do salão e pelo delivery do restaurante para quem quisesse consumir um prato tradicional e sofisticado durante a Páscoa.

“Estou feliz porque, a nível de gastronomia, fizemos pratos muito legais. Ver que conseguimos atingir o que atingimos foi muito interessante”, completou De Marchi.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome