Obras do acervo técnico no ‘MHPS’ são expostas ao público pela 1ª vez

Mostra segue aberta de terça a domingo, das 9h às 17h, no Museu “PS”

16
O Museu Histórico “Paulo Setúbal” fica na praça Manoel Guedes, 98, centro (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura, está realizando pela primeira vez uma exposição com as 20 obras que compõem o acervo técnico do equipamento cultural. A mostra começou na terça-feira, 2, feriado do Dia de Finados, e segue até o dia 6 de fevereiro de 2022.

Conforme o diretor executivo do MHPS, Rogério Vianna, as obras foram adquiridas em 2018, por meio de um edital de doação de obras de artes visuais, promovido pelo Banco Itaú Unibanco S.A., por intermédio do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, que disponibilizou a órgãos estaduais e municipais obras de arte pertencentes ao acervo técnico.

Estão expostas obras com aplicação de óleo sobre Duratex, acrílico sobre tela, óleo sobre tela, desenho, gravura e papel colado sobre Duratex, assinadas pelos artistas: Alexandre Liah, Antônio Augusto Antunes Netto, Brito, Celina Amanhecer, Cenira Alves Miranda, Elizabeth Cortella, Francisco Galiotti, Luiz Bratti, Henry Miller R. B. Davis (1849), Humberto da Costa, Inos Corradin, J. Gracio, João Rossi, Magui Novais, Mimina Roveda, Tamara e Xavier “O Santo”.

“As obras foram recebidas pelo museu em 2019 e estariam em exposição no ano passado (2020), porém, isso não foi possível em virtude da pandemia”, explica o diretor executivo.

Segundo ele, o MHPS já trazia exposições com temas específicos para exibir alguns dos objetos da reserva técnica do equipamento cultural para o público em geral e, agora, são expostas as obras de arte recebidas em parceria com o Ibram.

“Com essa retomada da cultura e a possibilidade de estamos mais ativos, trouxemos essas obras para o público poder prestigiar. A sala que foi montada pela equipe do MHPS traz 20 obras pertencentes à reserva técnica do Itaú Cultural, e, claro, sempre vamos trazer peças da reserva técnica do MHPS, para que as pessoas possam ter acesso a estes bens tão importantes que estão sendo salvaguardados pelo nosso museu”, concluiu o diretor.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O Museu está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro. Mais informações pelo telefone (15) 3251-4969.