O Trabalho em Nossa Vida!

15
RAUL VALLERINE

Sete pecados sociais: política sem princípios, riqueza sem trabalho, prazer sem consciência, conhecimento sem caráter, comércio sem moralidade, ciência sem humanidade e culto sem sacrifício.

Mahatma Gandhi

Tem quem veja o trabalho apenas como uma forma de garantir o próprio sustento. Porém, mais do que fornece o sustento, o trabalho tem uma grande importância na vida de um indivíduo.

Benjamin Franklin disse certa vez que “o trabalho dignifica o homem” e ele não estava errado em afirmar isso. Trabalho tem a ver com outras questões que vão além do sustento.

Trabalho tem a ver com pertencimento, participação. Trabalho tem a ver com ser útil e contribuir com uma causa maior.

É daí que vem a motivação e a satisfação pessoal. Para saber mais a respeito de qual é a importância do trabalho na vida das pessoas.

Ter um propósito é o que diferencia as pessoas de sucesso daquelas que trabalham apenas porque é sua única opção de sobrevivência.

Existe um conto muito antigo que ilustra muito bem essa diferença: Três pedreiros estavam trabalhando em uma construção, porém, quando alguém perguntou o que eles estavam fazendo, cada um demonstrou ter uma visão diferente. O primeiro disse que estava assentando tijolos; o segundo, preparando a massa; enquanto isso, o terceiro afirmou que estava construindo uma bela catedral.

Inspirado no conto, eu te pergunto: quem você quer ser? Um profissional que está apenas exercendo a função que lhe foi passada ou aquele que deseja realmente fazer parte de uma causa maior e contribuir para sua realização?

Tenho a certeza de que os indivíduos que se encaixam na segunda categoria terão grandes oportunidades, tanto profissionais quanto de felicidade e satisfação.

Em tempos de crise econômica é bastante comum encontrar profissionais exercendo funções diferentes de sua formação. Se esse é o seu caso, aproveite o momento para se aperfeiçoar e desenvolver novas habilidades.

Além disso, saiba ser grato pelo trabalho que tem, pois mesmo que não seja o que sempre sonhou, poderá te proporcionar descobertas, aprendizado e crescimento e ser uma ponte para fazer aquilo que deseja no futuro.

No início, pode ser bastante desafiante sair de um emprego em que tinha um cargo mais alto e um salário maior para trabalhar em uma função considerada menos importante.

Entretanto, procure sempre pensar que todas as profissões são relevantes. Em um hospital, por exemplo, desde os médicos até os responsáveis pela limpeza são fundamentais para que os pacientes recebam o tratamento adequado e possam se curar. Uma função não é capaz de suprir todas as necessidades do ambiente e a cooperação é fundamental.

Vale lembrar que ser grato pelo seu trabalho atual é diferente de se acomodar e não buscar o crescimento. O fato de ser agradecido pela oportunidade não impede que continue buscando evoluir e aperfeiçoar para ir à busca de suas metas. Aliás, a gratidão irá de ajudar a se manter motivado para prosseguir.

Como você pode ver, o trabalho é realmente muito importante, mas não é tudo. Manter o equilíbrio entre o lado pessoal e profissional é fundamental para levar a vida de forma saudável, plena e feliz.

Existem algumas fases da vida de um indivíduo em que o trabalho irá exigir um pouco mais de atenção, como, por exemplo, ao abrir um novo negócio ou se dedicar a um projeto especial.

Contudo, manter uma rotina organizada e com tempo para descanso é indispensável para ter energia e conseguir conquistar seus objetivos e sonhos com saúde e equilíbrio.

E você, como anda a sua relação com o seu trabalho? Consegue enxergar um propósito em sua profissão, como no conto dos construtores?

Reveja os significados que você tem colocado para acordar cedo todos os dias e enxergue a importância do que você faz para si e para os outros.