Mais
    Início Cidades O Progresso edita primeira edição de guia turí­stico e gastronômico

    O Progresso edita primeira edição de guia turí­stico e gastronômico





    Divulgar a cidade para quem é de Tatuí e servir de roteiro para quem visita o município são os objetivos do novo produto criado pelo jornal O Progresso em parceria com o produtor cultural Jorge Rizek.

    A empresa jornalística publicará, em agosto, a primeira edição do guia turístico e gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”. Trata-se de uma publicação que compila todas as empresas e prestadores de serviços relacionados a essas duas áreas.

    O material está dividido em cinco categorias, trazendo uma listagem com os pontos turísticos, bares, cafés e restaurantes, hospedagem, festas e eventos, além dos doces caseiros. Nesta última, constam empresas e profissionais liberais.

    As informações estão separadas por tipos de divulgação. Os destaques são para os anunciantes. Entretanto, todos os profissionais liberais e empresas são constados, indistintamente, na relação de classificados.

    O resultado é um guia que pode servir tanto a quem não conhece a cidade quanto àqueles que buscam descobrir novos sabores, espaços e serviços de profissionais liberais.

    Denominado de “Tatuí Cidade Ternura”, o guia será distribuído junto a todos os assinantes de O Progresso gratuitamente. Haverá, ainda, circulação direcionada aos pontos turísticos, bares, restaurantes e hotéis da cidade.

    Considerando o valor turístico do material, o jornal cederá, também, exemplares ao Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e ao Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico.

    Além de fonte de consulta local, o guia poderá ser usado como referência para a divulgação do município. Também por isso, estará disponível para acesso pela internet, por meio do portal digital de O Progresso.

    Assinantes e não assinantes terão acesso irrestrito ao novo projeto, tanto na versão quanto na digital, acesso será feito em www.oprogressodetatui.com.br. “Todas as pessoas poderão ver na íntegra a publicação, que tem como foco a divulgação de Tatuí e de seus produtos”, destaca o setor de publicidade.

    Os assinantes do bissemanário receberão o guia “Tatuí Cidade Ternura” juntamente com o exemplar do jornal em casa. “A ideia é distribuir esse material nos principais pontos que entendemos ser de maior circulação de turistas, como hotéis e restaurantes”, ressalta Rizek.

    Em sua primeira edição, o guia dá especial atenção aos doceiros, tanto os formalizados (que possuem empresa constituída) como os “de fundo de quintal”. Para isso, o jornal tem incentivado e buscado esses profissionais para integrarem os classificados por linha, com publicação totalmente gratuita.

    Os interessados devem enviar nome, endereço e telefone da empresa ou serviço. O envio das informações deve ser feito até a próxima semana, quando o conteúdo da publicação será finalizado.

    De forma a tornar o material mais abrangente – e completo –, O Progresso intensificou a divulgação do recebimento das informações. Ao longo deste mês, o bissemanário deu publicidade à oportunidade tanto no impresso como no portal e nas principais redes sociais (Facebook e Google+) e pelo WhatsApp.

    “Nós fizemos uma pesquisa ampla junto ao Comtur e ao Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico para que pudéssemos constar a relação dos doceiros. Fora isso, nossa equipe de vendas está empenhada em descobrir lugares novos. Nossa maior meta é fazer algo bem amplo”, acentuou o setor de publicidade.

    O trabalho é o primeiro realizado nesse formato, em Tatuí, por uma empresa privada. Já na primeira edição, o guia turístico e gastronômico vem “preencher uma lacuna” de falta de informação e dar oportunidade a empresas ou prestadores com potencial de entrarem no circuito turístico.

    “Apresentamos a ideia dos classificados gratuitos em reunião do Comtur, e ela foi muito bem aceita, justamente porque estamos tentando obter o máximo de dados para que sejamos mais precisos e não mais um guia somente com propagandas de clientes”, enfatizou a gerência.

    Na próxima semana, O Progresso finaliza as vendas e o cadastramento dos empreendimentos. O jornal, inclusive, estendeu o prazo em função da realização da Festa do Doce, evento que tem atraído turistas para o município.

    O guia será publicado em papel jornal, em formato exclusivo e inédito no município. A proposta de um guia mais acessível aos anunciantes, pelo baixo valor das publicidades, e prático aos usuários, pelo formato menor, foi apresentada por Rizek. “Ele se inspirou nos guias semanais da ‘Folha’ e do ‘Estadão’”, relatou a gerência comercial.

    Para completar o conteúdo, o guia terá pequenas reportagens, com as principais informações sobre os pontos turísticos e sua história.

    Entre eles, o Conservatório de Tatuí, o “Circuito das Praças” e o próprio escritor tatuiano Paulo Setúbal. O guia trará tópicos que têm a função de ilustrar os conteúdos.

    Interessados em fazer parte do guia devem enviar e-mail para contato@oprogressodetatui.com – lembrando que a publicará abordará, somente, as empresas e produtos relacionados às áreas de turismo e gastronomia.

    O guia circulará no mês de aniversário do município, a ser celebrado no mês que vem.