O Progresso conclui série com candidatos

349
Publicidade





Fotos: Kazuo Watanabe e Cristiano Mota

Candidatos entrevistados: deputado federal: Marcos Rogério de Campos Camargo e Rogério de Jesus Paes; deputado estadual: Auro de Jesus Soares Coelho, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, João de Oliveira Filho, José Marcio Franson, Leandro de Camargo BarrosMárcio Medeiros

 

Iniciada no dia 7 deste mês, a série de entrevistas com os candidatos a deputados estaduais e federais por Tatuí chega ao fim. Na quarta e última semana, os políticos apresentam biografias e considerações finais em sabatina realizada no início de setembro.

As entrevistas aconteceram na sede do bissemanário, com todos os oito concorrentes às eleições gerais. Os políticos compareceram à redação do jornal nos dias 3, 4 e 5.

Publicidade

Participaram os seis candidatos a deputado estadual por Tatuí e os dois que concorrem à Câmara dos Deputados. Como no ano passado, os políticos receberam convites, enviados no final de agosto. Na redação, responderam a um total de seis perguntas.

Os questionamentos versaram sobre as razões das candidaturas, as diferenças de funções entre os Poderes Executivo e Legislativo, projetos específicos, diferenças partidárias entre os candidatos, relacionamento com a região e a opinião deles sobre o número de concorrentes neste ano.

Conforme regulamento encaminhado aos participantes – e assinados por eles ou seus representantes –, as cinco primeiras perguntas foram iguais a todos os candidatos. Eles ainda responderam a uma sexta, de modo individual.

Para garantir o mesmo espaço aos políticos, o jornal estipulou tempo de um minuto e meio para que eles pudessem responder. Ao todo, os postulantes tiveram à disposição nove minutos para falar sobre os assuntos apresentados.

Também a exemplo do que aconteceu em 2012, o jornal abriu mais um minuto e meio para os participantes apresentarem suas considerações finais. O tempo máximo de resposta não foi ultrapassado por nenhum dos candidatos.

As respostas começaram a ser publicadas no jornal impresso na edição do dia 7 deste mês. Como sequência, a sabatina esteve veiculada nas semanas dos domingos, 14 e 21. Neste domingo, 28, o bissemanário encerra a série com os candidatos.

Novidade apresentada em 2012, as gravações em vídeos com as entrevistas foram mantidas pelo bissemanário. Os vídeos da primeira semana já estão disponibilizados em “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br) e no canal do YouTube do bissemanário. O endereço para visualização das entrevistas é o www.youtube.com/oprogressodetatui.

Também para garantir direitos de igualdade aos candidatos e fidelidade às entrevistas, a série traz respostas transcritas sem edições. Os vídeos são compostos também por participações dos candidatos sem edições entre as declarações.

A previsão da equipe do bissemanário é de que todos os vídeos estejam disponíveis para visualização neste final de semana. O objetivo é permitir que mais leitores tenham informações que possam colaborar na escolha dos candidatos.

Auro de Jesus Soares Coelho

Que Auro de Jesus é o candidato ficha limpa, que combate a corrupção, você já sabia. Talvez o que você ainda não conheça é a história de vida desse tatuiano humano e batalhador.

Na infância simples, na zona rural, surge o caminho da religiosidade. De origem simples, criado na zona rural, Auro de Jesus tinha desde a infância o sonho de se tornar sacerdote. Missão que o levou já na juventude a se tornar líder de grupos de jovens ligados à igreja e, mais tarde, missionário e evangelizador. A fé inabalável e a dedicação levaram seu trabalho a diversas cidades do sudoeste paulista.

Envolveu-se em várias atividades filantrópicas e assistenciais, destaque para o trabalho de recuperação de dependentes químicos, em que ministrou palestras em casas de recuperação e clínicas especializadas.

Na universidade, Auro de Jesus cursou história e educação artística e se tornou professor. Auro de Jesus é suplente de vereador, foi escolhido pelo PMDB e pelo presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, candidato ao governo do Estado, para ser candidato a deputado estadual para representar Tatuí e região.

João de Oliveira Filho

Como deputado estadual, vai conseguir mais recursos para o setor, beneficiando Tatuí e região. Nada melhor que um médico com 30 anos de experiência para lutar por melhorias em uma área tão importante para todos nós.

Dr. João de Oliveira é casado, tem três filhos e uma neta. Nascido em São Paulo, chegou a Tatuí em 1988, já formado pediatra por uma das mais respeitadas universidades do país, a Faculdade de Medicina da Unesp (Universidade de São Paulo) de Botucatu.

Na rede pública, atuou em todos os postos de saúde de Tatuí, incluindo os da zona rural: Enxovia, Congonhal, Mirandas e distrito da Americana. Também se destacou pela atenção e o carinho com que trata seus pacientes nas cidades de Quadra e Cesário Lange. Por isso, é querido e respeitado em toda região. Há 25 anos presta serviço no Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto” e à Santa Casa de Tatuí, onde é responsável pelo berçário e pela pediatria.

Já atendeu mais de 20 mil crianças, seja nas unidades básicas ou em seu consultório. Já participou de mais de 10 mil partos recepcionando recém-nascidos. Foi coordenador médico da Secretaria Municipal de Saúde e diretor clínico da Santa Casa.

Dr. João de Oliveira dedica seu tempo livre ao voluntariado, auxiliando a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a Associação de Medula Óssea e é membro efetivo do Grupo Amigos da Saúde, que angaria recursos junto a iniciativa privada e doadores para investimentos no setor. O candidato certo para cuidar da gente. O candidato certo para cuidar da nossa saúde.

José Marcio Franson

José Franson é protetor de animais abandonados e vereador em Tatuí. Autor do projeto “Protetor Público de Animais” – solução ética e definitiva para o sofrimento dos animais abandonados e criação de eficiente política pública municipal de proteção a todos os animais.

Também é autor do manual “Como iniciar uma família amigos dos animais” – Movimento político apartidário “Famílias Amigos dos Animais”, com objetivo exclusivo em “convencer” prefeitos a implantarem o projeto.

É coordenador nacional do movimento, atualmente, com 62 grupos ativos. Dedica seu mandato e sua vida para tornar realidade e implantação do seu projeto, que irá salvar milhões de cães e gatos de cruel sofrimento e morte, praticados por todos os prefeitos de todas as cidades do Brasil.

É administrador do grupo Protetor Público de Animais, com mais de 30 mil membros, simpatizantes e ativistas da proteção animal.

Luiz Gonzaga Vieira de Camargo

Contabilista, advogado e empresário. Casado, pai de duas filhas e avô de cinco netos. Foi deputado estadual por dois mandatos: eleito em 1998 e reeleito em 2002. Foi prefeito de Tatuí por dois mandatos: eleito em 2004 e reeleito em 2008.

Como deputado estadual, ocupou o cargo de presidente da Comissão de Fazenda e Finanças da Assembleia Legislativa. Autor de importantes leis estaduais. Algumas delas: lei estadual nº 11.258/2002, que regularizou o serviço de transporte intermunicipal de estudantes através de vans, peruas escolares ou similares, serviço prestado sem taxímetro; lei estadual nº 11.753/2004, que criou o Certificado de Propriedade de Máquinas Agrícolas, destinado aos veículos (tratores, máquinas e equipamentos agrícolas) não autorizados a transitar nas vias públicas, em virtude da legislação vigente de trânsito.

Também criou: a lei estadual nº 10.464/1999, que determina à autoridade policial e aos órgãos de segurança pública a busca imediata de pessoa desaparecida menor de 16 anos ou pessoa de qualquer idade portadora de deficiência física, mental e/ou sensorial; e a lei estadual nº 10.777/2001, que obriga a autoridade competente, policial ou não, em periodicidade não inferior a 90 dias, divulgar informações sobre os veículos apreendidos no curso de diligências efetuadas pela autoridade policial em ocorrências envolvendo crimes de furto e roubo.

Foi, ainda, autor da lei estadual nº 10.940/2001, que obriga os hospitais e centros de saúde da rede pública estadual, ao receberem mulheres vítimas de violência, informá-las, já no atendimento, acerca da possibilidade de acesso gratuito à cirurgia plástica reparadora e às providências necessárias para a sua realização, nos casos das lesões ou sequelas da agressão comprovadas.

Desenvolveu importantes ações como deputado estadual: na SP-127 (duplicação em vários trechos); recursos para a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí (construção da ala de internação SUS – Sistema Único de Saúde); gás natural (aprovou e acompanhou sua instalação em Tatuí e região); e recursos e veículos para entidades locais, entre outros.

Como prefeito, construiu 1.125 casas populares, dez escolas e quatro postos de saúde. Triplicou o número de vagas em creche, diminuiu a criminalidade e o índice de mortalidade infantil, construiu a nova maternidade, o pronto-socorro e o novo fórum da comarca. Trouxe o Poupatempo e a Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”; novas indústrias e gerou 5.500 novos empregos. Conquistou duplicação e terceiras faixas na SP-141 e reativou o trabalho do Fundo Social de Solidariedade.

Márcio Medeiros

Márcio Medeiros, 46 anos, nascido em Tatuí, em 17 de fevereiro de 1968. Filho de Narciso Medeiros “in memória” e de Maria Tereza da Silva Medeiros, tem dois filhos: Bruna e Matheus.

Estudou em escolas públicas no Sesi (Serviço Social da Indústria), de Tatuí, e Etec (Escola Técnica) “Salles Gomes”. Em 1996, formou-se como engenheiro agrônomo, pela Ufla (Universidade Federal de Lavras), em Minas Gerais. Atualmente, está concluindo o curso de bacharel em direito.

Empresário no ramo de controle de pragas, ele também é perito judicial, membro titular do Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliações e Pericias) e inspetor do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), de São Paulo.

Como político, exerceu o cargo de secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Tatuí e realizou os seguintes projetos: Banco de Alimentos; implantação do censo arbóreo no município; doação voluntária de mudas para arborização urbana e mudas nativas; e implantação do agente ambiental mirim.

Também trabalhou na implantação de eco-pontos de pneus; reciclagem de óleo de cozinha usado; recolhimento de pilhas e baterias; e Agenda 21. Ele elaborou as leis de: educação ambiental; de disciplina de corte e poda de árvores; controle da origem da madeira para o uso da construção civil; controle de emissão de fumaças veiculares; criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Também como secretário, classificou o município para receber o “Selo Verde” (atualmente, “Selo Verde Azul”), pelo qual obteve “inúmeros recursos” por conta da 37ª colocação da cidade no “ranking” do Estado de São Paulo.

No ano de 2010, concorreu ao cargo de deputado estadual pelo PV (Partido Verde). Já em 2012, concorreu ao cargo de vice-prefeito, com Julio Inácio Vila Nova.

Marcos Rogério de Campos Camargo

Filho do comerciante Paulo Quadra e da professora de língua portuguesa Luci Quadra, Marcos Quadra nasceu em 1 de setembro de 1971. Estudou em escola pública. Trabalhou no comércio. Formou-se em administração de empresas e se especializou em gestão de cidades. É casado e pai de uma filha de cinco meses.

Foi o responsável pela implantação do Parque Ecológico “Maria Tuca” e pela internet gratuita que já chega a seis praças em Tatuí. Como deputado federal, será o representante de Tatuí e região no Congresso Nacional, conseguindo mais recursos e implantando novos e bons projetos.

Marcos Quadra jogou vôlei e serviu o Exército. Estudou em escola pública da infância à juventude. Sempre no “Barão de Suruí”, onde disputou diversos campeonatos estudantis de vôlei. Fez Tiro de Guerra e venceu o Concurso Municipal de Redação em 1990, com um texto sobre o futuro da criança no ano 2000.

Formou-se em administração de empresas. Trabalhou no comércio em diversos segmentos. Concluiu pós-graduação em administração pública e gerência de cidades.

No setor público foi o responsável pela transformação do camping de Tatuí no Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”, que hoje abriga a Escola Ambiental “Rita Correa Coelho”, o Projeto Melhor Idade, além do maravilhoso espaço de lazer e esporte.

Casou-se com a dentista Marcela. Juntos, dedicam seu tempo livre a projetos sociais. Gostam de andar de bicicleta, jogar tênis, cozinhar, viajar com os amigos e curtir muita música. Marcos Quadra e sua esposa estão cada vez mais apaixonados e felizes com a recente chegada da filha Giovana, um incentivo a mais para se empenhar e perseverar em novos projetos.

Como secretário municipal da Administração da Prefeitura, esteve à frente da aquisição de novos carros para frota municipal, acabando com a “farra das locações de veículos”, e foi ainda o responsável pela criação e implantação da internet gratuita que já chega a seis praças do município.

Rogério de Jesus Paes

Sou Rogério de Jesus Paes, mais conhecido como Rogério Milagre. Nasci no dia 14 de março de 1966, em Tatuí, São Paulo. Sou casado com Neusa Maria Carriel, com quem tenho uma filha, Rayane Carriel Paes.

Sou filho de José Celso Paes (Zé Milagre) e Aparecida de Jesus Leite Paes. Herdei o apelido de Rogério Milagre de meu pai, o Zé Milagre, que ficou conhecido por ser um dos primeiros a vender churrasquinhos.

Sou funcionário público, trabalhando há 20 anos e com um detalhe: sem nenhuma falta no trabalho.

Tenho o esporte como minha área de atuação. Fiz em Tatuí o Destaque Esportivo, no qual atletas que se destacavam em suas modalidades recebiam o título de destaque esportivo do ano.

Atuo como treinador de futebol, hoje, no Santa Cruz Futebol Clube. Também atuei na vila Angélica, São Martinho e na Prefeitura Municipal de Tatuí.

Sou um fanático, também, por política. Já fui candidato a vereador, prefeito e deputado federal. Tenho um objetivo a ser realizado e tenho certeza que vai acontecer. Pode parecer tão simples essa minha biografia, mas uma simplicidade com tantos objetivos já alcançados.

DEPUTADOS ESTADUAIS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Auro de Jesus Soares Coelho

Eu, como candidato a deputado estadual pelo PMDB, peço à população, às pessoas, que confiem na minha pessoa. Primeiramente, além de eu ser um cidadão comum, eu sou cristão. Eu sou de uma família humilde, uma família sincera, uma família honesta. Onde tive um alicerce, onde toda a minha família prega a honestidade

E a figura, hoje, do político, ela é corrompida, e eu entro para fazer diferença. A diferença de ser uma pessoa sempre correta, como sempre fui. Seguindo as leis e as normas. Eu peço à população: confie na minha pessoa. Muitos me conhecem, sabem que eu sigo uma linha honesta e sincera.

João de Oliveira Filho

Eu sou candidato pelo PTB, meu número: 14678. Entrei nessa competição – vamos falar assim – para poder buscar recursos, gerar recursos para nosso município, em especial à nossa Santa Casa, tão carente, tão necessária de um aporte financeiro extra.

Como médico, sei das dificuldades do que a gente passa, das necessidades das crianças em especial, principalmente daquelas mais carentes. As que têm recurso maior sempre buscam uma alternativa fora da nossa cidade, mas, principalmente, as mais carentes é o que viso atender.

A minha medicina continuará sendo exercida, talvez num ritmo menor, mas continuarei exercendo. Preciso da ajuda de todos, preciso buscar meus votos. O número não é pequeno para chegar lá, então, eu conto com os meus colegas, com os meus amigos, com os meus pacientes, para que me ajudem nessa arrancada final, agora.

José Marcio Franson

José Marcio FransonPrimeiro, agradecer ao jornal O Progresso por nos dar essa oportunidade, uma forma democrática das pessoas, os eleitores conhecerem as ideias de cada um.

Em segundo, pedir a cada companheiro, a cada companheira, a cada eleitor, a cada eleitora, aos jovens, que pensem com carinho nesse voto. É muito importante colocar na Assembleia gente comprometida com o povo, efetivamente, que esteja disposto a fazer algo de real, de novo. Não continue com essa política velha que está aí.

Dê uma oportunidade para essa democracia que vivemos nesse país, faça valer o seu voto. Necessito do seu voto. Eu peço o seu voto. Ajude esse vereador a continuar junto com você a mudar a cidade, a mudar o país, a fazer um lugar de esperança, um lugar de paz, um lugar de convivência com os animais pacíficos.

Chega de exploração, chega de maldade, chega de crueldade com os animais, chega de crueldade com os humanos. Vamos fazer uma coisa diferente. Juntos, nós podemos. Peço o seu voto, peço o seu voto: 13520. Pegue um papelzinho e anote: 13520, José Franson para deputado estadual. Muito obrigado a todos.

Leandro de Camargo Barros

Bom, eu quero agradecer, primeiramente, ao jornal, a todas as equipes pela oportunidade de estar falando aqui para todos, para a cidade. E quero pedir o seu voto, quero pedir o seu voto de confiança.

Nós vamos fazer um trabalho honesto, íntegro. Nós viemos aqui dispostos a falar a verdade, tanto que eu não fugi da questão (sobre problemas judiciais quanto ao registro de candidatura), falei o que aconteceu e não tenho nenhum medo de assumir aquilo que eu faço.

Então, eu quero pedir o seu voto de confiança para que nós possamos, para que Tatuí possa ter um deputado estadual, para que Tatuí possa trilhar nesse novo caminho, para que Tatuí possa crescer em fator político, em todas as áreas.

Nós precisamos parar de pensar pequeno. Nós temos que começar a pensar grande. A pensar numa forma de que Tatuí tem que crescer, Tatuí precisa de um deputado estadual. Tatuí precisa de representatividade, tanto na Assembleia como no Congresso. Nós precisamos.

E eu me apresento como uma chance, como uma oportunidade, de uma pessoa que tem vontade, uma pessoa que vai fazer o melhor, esse é o meu compromisso com você, andar de mãos dadas com o povo tatuiano. Esse é o meu compromisso.

Luiz Gonzaga Vieira de Camargo

Eu sou deputado, eu sou político que tem um lado. Na minha propaganda política, vocês vão ver lá que tem o presidente, o senador, o governador, o deputado federal, que é um grande cidadão, que ajudou muito Tatuí, que é o deputado Samuel Moreira.

Muitas das conquistas da minha gestão eu devo ao Samuel Moreira. Eu até diria a você: some tudo o que o Samuel Moreira fez por Tatuí e some a de todos os outros candidatos a deputado federal que estão na cidade, disputando eleição. E eu garanto a você que não dá 20% daquilo que o Samuel Moreira conseguiu para Tatuí.

Então, é o meu deputado, é o meu companheiro de chapa. Toda minha publicidade é no sentido da chapa completa. Eu não escondo quem é o meu presidente, eu não escondo quem é o meu governador, eu não escondo quem me apoia. Eu tenho um lado, e isto faz diferença na minha vida pública.

Por isso, eu sou, modéstia à parte, respeitado no meio político, por um político de palavra, um político que honra os compromissos, que nunca precisou mentir para a população, um político que nunca fez promessas que jamais poderiam ser cumpridas. Este é o jeito do Gonzaga lidar na vida pública, e tenho certeza que sempre honrarei a confiança que o povo de Tatuí me depositar.

Márcio Medeiros

Primeiramente, eu queria agradecer a Deus e a todas as pessoas que eu visitei, e estou visitando ainda, oportunidade desse contato mais próximo a vocês, que nesse momento eu venho pedir o seu voto, um voto de consciência, um voto limpo, um voto que eu, como candidato ficha limpa, acredito na mudança.

Eu acho que essa mudança vai vir, sim, no dia da eleição. No dia da eleição que vocês acreditarem, como eu já fui várias vezes candidato. Mas, eu acredito na mudança, em que o cidadão tatuiano e da nossa região possa acreditar num candidato jovem e com experiência, e que nesse momento de decisão possa ter esse voto que faça a diferença para a nossa cidade e região. Muito obrigado a todos.

DEPUTADOS FEDERAIS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Marcos Rogério de Campos Camargo

Eu estou andando cada casa da cidade, apertando a mão de cada munícipe tatuiano. Estamos fazendo uma campanha muito forte na região: 50 municípios. Até o final da eleição, pretendemos chegar a 60 municípios.

O meu compromisso, principalmente, com Tatuí, é trazer recursos, em forma de emendas parlamentares, convênios. Nós queremos investir muito na nossa cidade e na nossa região.

Ao andar cada casa da cidade, eu estou vendo o que cada bairro precisa, o que cada pessoa almeja. Almeja para si, almeja até para o seu filho. Eu trago no meu peito um discurso, um discurso que vem do coração para fora e não da garanta para fora.

Essa é a nova linha, é a linha do Marcos Quadra, um jovem lutador, filho de uma professora, filho de um comerciante, um rapaz que já trabalhou no comércio.

Me esforço, e vou colocar, acima de tudo, o meu coração na frente, para defender os objetivos somente da minha cidade e região. Não quero briga nenhuma política, revanchismo, tudo fora.

Volto a falar: Marcos Quadra tem uma nova linha em Tatuí, uma linha ficha limpa, uma linha que quer a qualidade de vida e oportunidade para o nosso povo.

Rogério de Jesus Paes

Povo de Tatuí e povo da região, no dia 5 de outubro, nós temos algo muito importante, que é a eleição para deputado, para governador, para presidente, senador. Precisamos muito saber em quem votar, ser consciente na hora de votar.

Peço o seu voto, o seu apoio, a sua confiança e a sua credibilidade na minha candidatura. É uma campanha simples, como falei já hoje, mas muito séria. Uma campanha que estou fazendo de casa em casa.

Não estou prometendo nada que não esteja a meu alcance. Estou apenas pedindo voto, estou apenas pedindo uma credibilidade para que eu possa representar bem a nossa cidade.

Estou aqui porque gosto da política como já falei no começo e preciso muito, muito, do seu apoio. Com o seu voto, o voto da sua família, o voto do seu irmão. Enfim, quem você conheça, peça para que vote em Rogério Milagre 3610.

É um homem simples, uma pessoa trabalhadora, uma pessoa que nunca tentou fazer mal para ninguém, não. E se tiver um dia lá, pode ter certeza de que só vai fazer o bem para a nossa cidade. Portanto, no dia 5, não esqueça: Rogério Milagre 3610. Esse é o número que vai representar bem nossa cidade.


Publicidade