O grande voleibol de Tatuí

Cláudio Aldecir

Fugindo do tradicional futebol deste nosso decênio espaço, relembramos hoje do fantástico voleibol que havia 30 anos Tatuí desenvolvia e que acabou se constituindo na primeira e única grande formação da modalidade na história esportiva da cidade, campeã adulta regional da zona sul do Estado pelos Jogos Regionais.

Tudo teve início com o pioneirismo do professor Maurício Cardoso, então diretor da faculdade de educação física de Tatuí, que touxe e incentivou a prática do voleibol na cidade. Mesclando atletas tarimbados com jovens promessas das formações de base, orientadas pelo também atleta-professor Fran, essa unida e determinada equipe da A.A. XI de Agosto, representando Tatuí e comandada pelo técnico  Marcos Grassi, o Marquinho Cadorna, atropelou adversários considerados favoritos. Enfrentando atletas até de renome nacional (Renan, William, Montanaro, Ruy e outros), chegou à final contra a fortíssima Lençóis Paulista. Praticando um voleibol dinâmico e arrasador, venceu por 3 sets a 0, conquistando assim o merecido título.

Naquele julho de 1976, Paulo Cabra, Marteleto, Tuco, Fran, José Guilherme Neves, Jordão, Márcio Augusto, Atílio, Altamar (o Seco), Joel Sobral. Guilherme Mercadante, Jorge Pyles, Og, Tucunduva, Helinho Holtz e Davi Pinheiro se tomaram os grandes heróis pela brilhante e sempre inesquecível conquista, quando fizeram o público vibrar com suas jogadas.

Fora das quadras, a figura batalhadora de Carlos Augusto Marteleto, na época diretor de voleibol do XI de Agosto, e do médico Gilberto Mercadante foram de fundamental importância para o bom desempenho da equipe. Além da organização e sustentação, também se fizeram presentes na parte financeira, moral e educacional.

Tatuí, com certeza, se orgulha desses hoje senhores que se tornaram importantes quando levaram e enalteceram o nome esportivo da cidade.

Com muito carinho e saudades, parabenizamos pelos 45 anos inesquecíveis. Na foto, registrada no ginásio do Xl, aparecem a partir da esquerda: Og, Atílio, Altamar, Jorge Pyles, Paulo Cabra,Tuco, Marquinho Cadorna, Davi Pinheiro, Guilherme Mercadante, Zé Guilherme, Márcio Augusto, Fran e Marteleto.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade