Novos trabalhos chegam à  redação de O Progresso para certame anual





Alunos do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano de classes de escolas rurais do município já estão concorrendo aos prêmios do “Concurso Literário e Artístico de Natal” promovido pelo jornal O Progresso. Representantes de cinco instituições de ensino, dos bairros das Oliveiras, Guaxingu, Congonhal, Quadrinha e Mirandas apresentaram os trabalhos dos estudantes ao longo desta semana.

O certame recebe inscrições de trabalhos até a sexta-feira desta semana, dia 25. As entregas devem ser feitas na redação do bissemanário, que fica à praça Adelaide Guedes, 145, no centro. Professores, coordenadores pedagógicos, diretores das instituições convidadas e até mesmo alunos podem enviar os trabalhos.

O atendimento é feito em horário comercial, nos horários das 8h às 18h (de segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (aos sábados). São aceitas inscrições nas duas modalidades do concurso cultural mais tradicional do município. Ele é aberto a estudantes do ensino fundamental, do 1o ao 9o ano, de escolas públicas e particulares.

Neste ano, 46 instituições de ensino do município receberam convites de participação, incluindo alunos da Escola de Educação Especial “Wanderley Bocchi”, mantida pela Apae (Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais).

As entregas dos convites aconteceram entre os dias 2 e 9 de setembro, por meio de cartas endereçadas aos diretores e coordenadores das unidades tatuianas.

O certame é promovido pelo bissemanário com apoio do comércio. As empresas tatuianas patrocinam a iniciativa que oferece, neste ano, total de R$ 2.500 em prêmios.

Patrocinam o concurso a loja Maricota, a Prudente Fórmulas – Farmácia de Manipulação, as lojas Picida e Sempre Bella Lingerie, a Alergoclin, a Paulo Motos, a escola de idiomas CCAA, o Colégio Objetivo e o Palácio do Sorvete.

Os alunos vencedores receberão R$ 250 cada (salvo no caso dos três primeiros anos – 1º, 2º e 3º –, englobados num mesmo grupo). Alunos da Apae concorrerão a apenas uma premiação, no mesmo valor, na modalidade desenho.

Os trabalhos serão analisados por um corpo de jurados e devem ser produzidos de acordo com o regulamento. Não há exigências para a modalidade “redação”.

Nessa, os estudantes podem escrever em qualquer estilo literário, desde que respeitando o tema do concurso: “Se eu fosse Papai Noel em Tatuí”. Já na modalidade “desenho”, os trabalhos devem ser enviados em papel sulfite, no tamanho A4 (21 cm X 29 cm), em qualquer estilo artístico, seguindo o tema.

A comissão organizadora do certame recomenda que constem nos trabalhos produzidos pelos estudantes e entregues à redação dados pessoais dos alunos, como nome, endereço e telefone, no verso dos desenhos, ou redações.

Também é preciso constar a idade e o ano de estudo do aluno, bem como o nome do professor orientador e, também, do coordenador pedagógico da unidade de ensino. Os dados permitirão que a comissão organizadora entre em contato com os estudantes que, posteriormente, forem selecionados como premiados.

Os prêmios serão entregues aos vencedores junto aos patrocinadores, em data a ser definida. Os desenhos e redações vencedoras serão publicadas na edição especial de Natal de O Progresso que circulará no dia 22 de dezembro.