Novos titulares assumem cargos na Secretaria de Educação e Femague

616
Marisa Fiusa Kodaira assume a Secretaria da Educação (foto: AI Prefitura)
Publicidade
Da reportagem

A prefeita Maria José Vieira de Camargo anunciou na sexta-feira da semana passada, 17, os nomes dos novos responsáveis pela Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Educacional “Manoel Guedes”.

De acordo com a prefeitura, as mudanças foram realizadas em função do calendário eleitoral e do prazo de desincompatibilização. Para a pasta da Educação, a escolha foi pela professora Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, que substitui o professor Miguel Cardoso Lopes Júnior, que voltou a ocupar o cargo de vereador na Câmara Municipal.

A professora Marisa foi diretora de escola estadual, supervisora de ensino e delegada regional de ensino, da Secretaria de Estado da Educação. Ocupou a pasta da Educação em Tatuí já em dois momentos, na gestão do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (2005/2012) e da prefeita Maria José, entre os anos de 2017 e 2019.

Antes da nomeação, Marisa estava ocupando a função de assessora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação. A O Progresso, a secretária destacou que a meta para os próximos dias é fazer o ensino a distância chegar a todos os alunos da rede.

Em virtude da pandemia da Covid-19, as aulas presenciais da rede municipal de ensino estão suspensas desde o dia 23 de março, contudo, a secretaria lançou o programa “Escolariza”, uma plataforma para oferecer conteúdo didático em ambiente virtual, por meio do www.escolariza.com.br .

Publicidade

O portal oferece conteúdos semanais e conta com atividades interativas, ministradas pelos professores da rede municipal, para complemento às pedagógicas.

Marisa pontuou que a ferramenta deve auxiliar os alunos a manterem-se em dia com o conteúdo escolar e que ainda está sendo atualizada conforme as necessidades diárias, com a inclusão de novas ferramentas.

“Já estamos pensando em colocar na plataforma uma espécie de ‘chat’, onde o aluno pode entrar em contato com o professor para esclarecer dúvidas. Estamos revendo diariamente a necessidade dos alunos e atualizando a plataforma para atender melhor os estudantes”, comentou.

Marisa ainda apontou que, devido à pandemia, o maior desafio neste ano, será adequar as atividades da pasta e reforçar as aulas e os processos de recuperação dos alunos para terminar o ano letivo sem prejuízo ao ensino.

“Quando as aulas voltarem ao normal, nós vamos fazer uma avaliação pedagógica e rever a necessidade de cada aluno para incentivar no processo de recuperação e reforço. Não queremos que nenhum aluno fique para traz”, acrescentou a secretária.

Na Femague o novo presidente é o primeiro-tenente da reserva da PM Hélio de Barros. Ele vai substituir a empresária Rosana Nochele Pontes Pereira, que deixou o cargo com pretensão de disputar as eleições municipais.

Hélio de Barros toma posse como presidente da Femague (foto: AI Prefeitura)

Barros comandou o pelotão do PM de Tatuí (anos 80), foi comandante da Guarda Civil Municipal (anos 90), vereador e assessor parlamentar dos deputados estaduais Nabi Abi Chedid, Álvaro Fraga e Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, na Assembleia Legislativa. Ainda foi ouvidor-geral do município (2017 a 2019), na gestão Maria José.

A O Progresso, o novo presidente declarou que deve reunir-se com os membros da diretoria da entidade, após o término da quarentena, para traçar metas e novos programas para a entidade educacional.

Até então, ele está trabalhando em casa, de forma remota, por conta da pandemia de Covid-19 e das determinações de isolamento social.

O presidente disse ter ficado feliz com a indicação e enfatizou que “será uma honra gerir uma fundação tão importante para o município”. Ainda lembrou que o cargo não é remunerado, que não onera a prefeitura.

“A minha maior meta é manter o crescimento da instituição, e talvez lançar novos programas, mas tudo ainda será estudado. A intenção é fazer o melhor pela cidade e pela fundação, que já é referência de ensino em toda a região”, completou Barros.

Publicidade