Da redação
Durante a 27ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Tatuí, nesta segunda-feira, 5, foi apresentada mais uma emenda ao projeto de lei do Executivo 29/2024, que trata sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2025.
A emenda 06/2024, de autoria do Legislativo, dispõe sobre a realocação de recursos para a manutenção do Banco de Alimentos de Tatuí, em R$ 450 mil, destinando o valor ao fomento da política de alimentação e nutrição no município.
Após a leitura, a propositura foi encaminhada à Comissão de Economia, Finanças e Orçamento.
Na mesma sessão ordinária, os vereadores encaminharam 67 requerimentos à prefeitura. Entre eles, encontram-se questionamentos relacionados a limpeza e capina, regularização fundiária, manutenção asfáltica e tapa-buracos, sinalizações de solo, poda de árvores, troca de lâmpadas, lajotas, lombadas, construção de hospital veterinário e canil municipal e canteiro central da avenida José de Barros Magaldi.
Também integraram os requerimentos: Santa Casa, cuidadores da rede municipal de ensino, Cemitério São João Batista, tempo de espera na UPA, câmeras de segurança, emenda parlamentar de R$ 1 milhão (do deputado federal Vitor Lippi), banheiro público trancado no Mercado Municipal e empenhos anulados em 2023 e reapresentados em 2024.
Ainda: notificações para limpeza de terrenos, construção de ponte no bairro Caiçara, construção de rotatória na entrada do bairro Vida Nova Tatuí, transporte escolar, destinação da “taxa do lixo”, operação Bairro Limpo/Cidade Limpa e descumprimento de ordem judicial para fornecimento de remédio.
Outros temas envolvem: entrega de resultados de exames, kits para exames neuropsicológicos, cobertores disponíveis na UPA, dedetização na avenida Cônego João Clímaco, cavalos recebidos por doação, faixas de pedestres e patrulhamento da GCM.
Ainda na sessão ordinária d segunda-feira, os vereadores enviaram mais 22 Indicações ao Executivo. Entre os pedidos, 18 se referem a iluminação pública, troca de lâmpadas, tapa-buracos e manutenção de vias.
Também foram apresentadas demandas relacionadas a limpeza, poda de árvores, lombadas e sinalização de solo. As reivindicações incluem bairros como Tanquinho, Jardim Primavera, Village, centro, vila Esperança, CDHU e Chácara Junqueira.
Ainda na ordinária, os vereadores aprovaram 17 moções de aplausos e congratulações, todas em única votação. Entre essas, duas parabenizam o
jornal O Progresso de Tatuí por ter completado 102 anos de existência neste dia 30 de julho.
As moções são assinadas, em separado, pela vereadora Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz, do PSD (Partido Social Democrático), e pelo parlamentar Maurício Couto, do PP (Partido Progressistas).
O editor Ivan Camargo e a gerente administrativa Lívia A. R. de Oliveira de O Progresso agradecem a aprovação pelos vereadores tatuianos, em especial a Micheli e Couto.
“Entendemos que iniciativas como essa demonstram que nossas figuras públicas, que realmente buscam trabalhar com seriedade e respeito à pluralidade, ainda reconhecem a imprensa profissional como importante para a própria democracia, além do registro histórico que garante com seu trabalho”, observaram.
“A todos os vereadores e, em particular, aos autores das moções, portanto, o nosso muito obrigado”, concluíram Lívia e Camargo.