Da reportagem
Chegou ao fim mais uma edição do tradicional “Internão de Futsal do XI”. Exclusiva a associados da Associação Atlética XI de Agosto, a competição foi promovida ao longo do mês de janeiro, entre os dias 12 e 28.
Em 2022, a direção agostina homenageou o associado Orlando Rodrigues da Silva, o “Orlandão”. Segundo a diretoria, ele foi um praticante e entusiasta de esportes, em especial do “Futsal dos Associados”.
“Sempre colaborou na organização dos treinos e campeonatos, participando ativamente no auxílio à diretoria de esportes do ‘XI’”, destacou a diretoria.
A atual edição do Internão de Futsal do XI contou com a participação de 22 equipes, com 280 atletas inscritos, com idades entre 4 e 60 anos, divididos em sete categorias. Ao todo, os ginásios do XI de Agosto receberam 51 partidas, nas quais foram marcados 349 gols – média de 6,84 tentos por jogo.
Nas duas categorias de iniciação da “Égua Vermelha”, “fut baby” e sub-9, todos os pequenos jogadores, de quatro até nove anos, foram premiados, com o intuito de incentivá-los à assiduidade e à prática do futsal.
As decisões foram realizadas entre os dias 27 e 28 de janeiro. Na categoria sub-11, o Napoli conquistou o título após golear a equipe Internazionale por 6 a 0, na final.
O time Schalke venceu o Borussia, pelo placar de 6 a 3, e foi o vencedor da sub-14. Com o triunfo por 6 a 3, diante do Leeds, o Manchester City ficou com o título da sub-17.
Na categoria livre, para jogadores de 18 a 40 anos, os atletas do Chile soltaram o grito de “é campeão” após vencerem a Bolívia, por 4 a 2. Já na veterana, exclusiva a jogadores acima de 40 anos, a Ponte Preta goleou o Ituano, por 11 a 3, e garantiu o título da categoria.
Os artilheiros destas cinco categorias foram: Miguel Orsi, da sub-11, autor de sete tentos; Kauã Anselmo, da sub-14, com oito gols; André Coelho, da sub-17, com sete; Matheus Monen, o professor China, da livre, com 12; e Mateus Gelain, da veterana, com 14 gols.
Já os cinco goleiros menos vazados de cada categoria foram: Theo Gasparini, da sub-11; Guilherme Cubas, da sub-14; Nicolas, da sub-17; Eduardo Campos, da categoria livre; e Erick, da veterana.
Em nota, a diretoria do XI de Agosto agradece aos organizadores, colaboradores, voluntários, estagiários, associados, equipe de arbitragem e patrocinadores, que prestigiaram e contribuíram com o sucesso do evento esportivo.
“Acreditamos que o esporte é uma das formas de melhorarmos a saúde, condição física e interação social, promover e fortalecer valores, além de resgatar, principalmente, crianças em condições vulneráveis e menos favorecidas”, conclui a nota.