Noroeste de Bauru

CLÁUDIO ALDECIR

Fundado no mesmo dia, mês e ano que o Corinthians, ou seja, primeiro de setembro de 1910, o Noroeste de Bauru-SP têm suas origens no transporte ferroviário, já que seus fundadores eram funcionários da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, tanto que seu mascote é uma locomotiva.

Revelou muitos jogadores para o futebol. Grande “Norusca”, como é popularmente chamado.

A formação do registro fotográfico é do começo da década de 1960 e vemos Adesio, Navarro, Viana, Ademar, Pacheco e Bassu. Batista, Zé Carlos, Castelo, Leal e Valdo.

Lateral canhoto Alírio Guazzi o Bassu, mineiro de São João Nepomuceno, começou no clube Mangueira local, esteve breve período no América de MG, todavia se tornou profissional no Fluminense, defendeu também o Guarani, São Bento de Sorocaba, Paranavai do Paraná.

São João Nepomuceno é cidade natal de outros bons jogadores como Heleno de Freitas, Adil, Piorra Mendonça, Ayupe.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade