Da redação
Cerca de 1.100 mudas de espécies nativas de árvores foram plantadas em seis áreas distintas do município (Congonhal, Campinho, Vale dos Lagos, Caguaçú, Santa Adelaide e Água Branca) no primeiro semestre deste ano.
Os plantios, que fazem parte do Programa de Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares, já totalizam 8.000 m2 de áreas recuperadas e revegetadas na zona rural de Tatuí.
O programa, desenvolvido pela prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento de Agricultura da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, visa à proteção de matas ciliares, nascentes e regiões de recarga de aquífero, além do aumento da cobertura de vegetação nativa em mananciais e da conservação do solo, por meio da restauração das matas ciliares.
Para aderir ao programa, os proprietários rurais devem cadastrar a propriedade junto ao Departamento Municipal de Agricultura, que visitará a área apresentando os benefícios da parceria, como fornecimento de mudas e assistência técnica de engenheiros agrônomos e técnicos em agropecuária.
Conforme a assessoria de comunicação do Executivo, esse serviço “ressalta que o valor agregado à propriedade com suas nascentes preservadas é altíssimo, além de garantir a disponibilidade do recurso hídrico para as futuras gerações”.
“Em seguida, é elaborado um projeto de acordo com a situação observada e combinado os dias que serão executados os trabalhos”, acrescenta a assessoria.
Os interessados devem comparecer ao Departamento Municipal de Agricultura, situado na rua 13 de Maio, 1.084, centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h, ou solicitar mais informações pelo telefone (15) 3305-4385 ou pelo e-mail agricultura@tatui.sp.gov.br.