“Natal Encantado” atrai 109.750 pessoas

Caravana da Coca-Cola e Casa do Papai Noel tiveram maior público, aponta estimativa

Abertura do “Natal Encantado”, na Praça da Santa (foto: AC Prefeitura/Pablo Ruiz)
Da reportagem

Levantamento feito pela comissão organizadora do “Natal Encantado 2022” revela que, aproximadamente, 109.750 pessoas participaram das festividades natalinas em Tatuí. A aposta da prefeitura era de receber cerca de cem mil pessoas.

Este número, se comparado à soma dos dois últimos anos pandêmicos, 2020 (35 mil pessoas) e 2021 (50 mil pessoas), representa aumento de mais de 30% de público na retomada de toda a programação presencial.

Promovido pela prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, com apoio das secretarias da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, dos Serviços Públicos e Zeladoria e das Obras e Infraestrutura, o “Natal Encantado 2022” começou em 1º de dezembro e seguiu até o dia 24, com diversas atividades.

“Nos anos anteriores, tivemos a pandemia em seu auge, com várias restrições nos eventos. Foram dois anos de pessoas sem circular pela cidade, turistas que deixaram de vir a Tatuí. Com o avanço da vacinação e os números positivos do nosso município, vivemos hoje um novo cenário, que deu o respaldo para que fizéssemos um grande evento”, afirmou Cassiano Sinisgalli, secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

“A agenda também favoreceu muito a atração do público. Acreditamos muito no potencial turístico que tem o ‘Natal Encantado’. Veja o caso de Gramado (RS), que hoje é mais conhecida pelo seu ‘Natal Luz’ do que pelo festival de cinema”, observou o secretário.

“Sabíamos do potencial de nosso Natal. Tínhamos o Pinheirão decorado, mas não tínhamos uma programação de 24 dias de eventos”, sustentou.

Programação

A abertura da programação natalina foi prestigiada por cerca de 3.000 pessoas na praça Martinho Guedes (Praça da Santa), com o tradicional acendimento do Pinheirão, a chegada do Papai Noel e a abertura da Casa do Bom Velhinho.

Pinheirão recebe grande público no final de ano (foto: AC Prefeitura / Pablo Ruiz)

Nestas atrações, o público compareceu até o fim do mês, sendo estimado em torno de 8.000 a 10 mil pessoas na visitação do “Natal Encantado” (2 a 23 de dezembro) e 21.750 pessoas na Casa do Papai Noel (1º a 23 de dezembro, exceto às segundas-feiras, no interior do Centro Cultural).

O show de abertura do “Natal Musical”, realizado na Praça da Matriz, com a Orquestra Sinfônica de Tatuí acompanhada do Coral “Espaço Feliz”, do Lar Donato Flores, foi prestigiado por cerca de mil pessoas no dia 15 de dezembro.

Nas demais apresentações, até a manhã da véspera de Natal, foram em torno de 10 mil tatuianos e turistas atraídos até a praça central.

No local, também aconteceu a Feira de Artesanato “Capital da Música”, com a participação de, aproximadamente, 15 mil pessoas entre os dias 15 e 24 de dezembro, movimentando a “economia criativa” de Tatuí. “Estamos finalizando uma pesquisa, mas acredita-se que a feira bateu seu recorde histórico de vendas”, antecipou Sinisgalli.

O “Natal Encantado” contou com uma novidade: o “Natal nos Bairros”, que levou alegria e diversão para, aproximadamente, 2.200 crianças e adultos de seis bairros diferentes nos finais de semana de dezembro: vila Angélica, Residencial Vida Nova Tatuí (Pacaembu), Jardim Rosa Garcia II, Jardim Santa Rita de Cássia, Residencial Astória e Jardim Europa. “Foi a primeira vez que apostamos na descentralização do Natal, e deu muito certo”, avaliou o secretário.

A prefeitura também ofereceu apoio institucional para a realização de dois desfiles de Natal: a Caravana da Coca-Cola, que ocorreu no dia 6 de dezembro; e a Carreata Natalina do Grupo São Roque, realizada dois dias depois, em 8 de dezembro.

Juntos, esses eventos atraíram mais de 40 mil pessoas às ruas de Tatuí, com a Carreata da Coca-Cola sendo a recordista de público do “Natal Encantado”, com 30 mil pessoas ao longo de todo o trajeto.

Outro apoio foi para o “Trem da Alegria”, que saía da Praça da Santa percorrendo as ruas da região central, entre os dias 2 e 23 dezembro, com um público em torno de 8.500 pessoas.

“As caravanas voltaram com tudo, além do retorno presencial do Papai Noel, que voltou a receber as crianças e suas cartinhas e a fotografar com elas. Isso foi muito especial”, afirmou Sinisgalli.

“Foi muito importante toda a parceria com as demais secretarias, que garantiram a segurança, a beleza e a limpeza da cidade, comandadas pelo prefeito professor Miguel (Lopes Cardoso Júnior)”, continuou o secretário. Segundo ele, “sem essa união, não teríamos tido um retorno tão gratificante”.

“A cada ano que passa, o intuito maior é destacar o encantamento, a magia do nascimento do menino Jesus, mas também movimentar o comércio da cidade, gerando renda, desenvolvimento e emprego”, apontou Sinisgalli.

“Só temos a agradecer à população, que esteve presente de forma maciça desde o acendimento do Pinheirão e a abertura da Casa do Papai Noel, no dia 1º de dezembro, até os demais eventos, que se encerraram em 24 de dezembro. Tatuí está se transformando em referência no Natal na nossa microrregião”, concluiu o secretário.