A Prefeitura, por meio do Departamento de Fomento à Agricultura, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou mais um trabalho do Projeto de Recuperação de Nascentes.
Desta vez, a nascente contemplada foi a do ribeirão Queimador de Baixo, localizado no bairro de mesmo nome, que é afluente do rio Sarapuí, um dos mais importantes para o abastecimento de água da área urbana.
“Nesta nascente, foi utilizado o modelo de proteção Caxambu, que garante à nascente não ser contaminada por agentes externos. A proteção filtra e canaliza a água para as residências, evitando que a água barrenta chegue nas torneiras das casas”, explicou o supervisor do Departamento de Fomento à Agricultura, Douglas Rosa.
“Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural), de Santa Catarina. Foi feito, também, o reflorestamento da área desprotegida, com o plantio de cem mudas de árvores”, acrescentou.
Os proprietários rurais interessados em recuperar nascentes devem comparecer ao Departamento de Fomento à Agricultura, que fica na Casa da Agricultura, à rua 13 de Maio, 1.084, centro. Mais informações pelo telefone: (15) 3305-4385.