Torneio Rio-SP

356
Publicidade





Nas décadas de 1950 e 1960, o torcedor de futebol tinha como grande atrativo o Torneio Rio-SP, reunindo sempre dez equipes, sendo cinco de cada Estado. O torneio de 1962 acabou fugindo à regra, pois o Santos, com compromissos internacionais, não disputou, e São Paulo ficou somente com quatro representantes. O campeão foi o Botafogo e o vice, a equipe do São Paulo.

A foto mostra o Palmeiras, dirigido por Maurício Cardoso, no Estádio do Pacaembu, em uma partida do torneio em 25 de fevereiro de 1962. Vitória alviverde frente à Portuguesa de Desportos por 2 a 1, gols de Gildo e Geraldo II e Sílvio, descontando para a Lusa.

Em pé: Djalma Santos, Valdir, Valdemar Carabina, Aldemar, Zequinha e Geraldo Scotto. Agachados: mordomo Romeu, Gildo, Américo, Vavá, Hélio Burini e Geraldo II. Curiosidades do futebol.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade

Publicidade


Publicidade