Testes rápidos de HIV e sífilis são realizados neste fim de semana

    232
    Diagnóstico precoce do HIV é importante para tratamento (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    Siltec
    Da redação

    Neste sábado, 30, das 9h às 13h, na Praça da Matriz, serão realizados testes rápidos de HIV e sífilis, promovidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento do Ambulatório de Infectologia, pertencente à Secretaria Municipal de Saúde.

    De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Aline Tochinski de Camargo, os testes são feitos mediante a coleta de uma gota de sangue, retirada da ponta do dedo, e em menos de 30 minutos o paciente fica sabendo o resultado e, se for necessário, recebe o serviço de aconselhamento.

    A iniciativa antecipa a campanha “Fique Sabendo 2019”, organizada pelo governo do estado de São Paulo, juntamente com a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) e o Programa Estadual CRT (Centro de Referência e Treinamento) DST/Aids, que acontecerá de 2 a 20 de dezembro, com o objetivo de incentivar a realização de testes de HIV e sífilis entre pessoas sexualmente ativas.

    Quem não tiver a possibilidade de participar dos testes neste sábado, na Praça da Matriz, poderá comparecer, de segunda-feira a sexta-feira, na unidade de saúde mais próxima da residência em que mora.

    Nas UBSs urbanas, o atendimento é das 7h às 18h; nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), das 7h às 17h; e nas UBSs rurais, das 7h às 13h.

    Publicidade
    Siltec

    Outra possibilidade de realizar testes rápidos de HIV e sífilis no município será no dia 5 de dezembro (quinta-feira), das 8h às 11h, no Centro Municipal de Especialidades Médicas (Cemem), à rua São Bento, 15, centro. Telefone: (15)3259-0051.

    Também são realizados testes no Ambulatório de Infectologia de Tatuí, de segunda-feira a sexta-feira, em horários que variam de 8h30 às 10h30 ou das 11h às 15h, dependendo do dia da semana e da escala de atendimento em vigor. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-1564. Endereço: Travessa Monsenhor Magaldi, 296, Centro, próximo à Maternidade.

    A campanha

    A ação “Fique Sabendo 2019” faz referência ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro, que tem o objetivo de alertar toda a sociedade sobre os riscos de se contrair a doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é celebrada no Brasil, anualmente, desde 1988.

    Além do incentivo à testagem, a campanha visa informar a população sobre as formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, além de identificar e encaminhar as pessoas infectadas com HIV aos serviços especializados.

    A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfuro cortantes.

    “Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico se encontra bem debilitado”, ressalta a assessoria de comunicação da prefeitura.

    A Aids é uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. “Assim, não se morre de Aids, mas sim das complicações geradas pelas doenças oportunistas”, segue a assessoria.

    Não se contrai Aids com um simples aperto de mão ou abraço em um paciente, e uma pessoa com o vírus pode relacionar-se e trabalhar normalmente. “Além disso, atualmente, a Aids não é uma sentença de morte e é possível viver bem, mesmo com a doença”, reitera a assessoria.

    Porém, é necessário manter a preocupação com a transmissão, uma vez que é uma doença sem cura e que afeta a qualidade de vida.

    O diagnóstico precoce é importante para a realização do tratamento na busca de uma vida com melhor qualidade para a pessoa infectada. Quanto antes a pessoa HIV positivo conhecer a sorologia dela, menor será a complexidade do tratamento.

    Publicidade
    Siltec

    DEIXE UMA RESPOSTA

    entre com sua mensagem
    entre com seu nome