‘Teste do Pezinho’ é realizado na maternidade do município

223
Publicidade
Siltec





AC Prefeitura

Teste é realizado em todos os recém-nascidos na maternidade local

 

A Prefeitura comemora a implantação do projeto “Maternidade em Foco”, iniciativa que garante a realização do “teste do pezinho” em todos os recém-nascidos na maternidade “Maria Odete Azevedo”, na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, o exame identifica precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, as quais são causadoras de alterações no desenvolvimento psicomotor do bebê.

Publicidade
Siltec

“É essencial que o exame seja realizado na primeira semana, principalmente após 48 horas do nascimento. A criança tem até o quinto dia de vida para fazer o teste”, explicou o secretário da Saúde, José Luiz Barusso.

O setor de comunicação da Prefeitura divulgou que o “teste do pezinho” é responsável por diagnosticar doenças como a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias.

“Se não tratadas a tempo, algumas delas podem ocasionar deficiência intelectual e outras, prejuízos à qualidade de vida do bebê”, divulgou a comunicação.

Anteriormente, informou o órgão público, o teste era realizado nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Dados estatísticos da Secretaria da Saúde apontam que, a cada cem recém-nascidos, quatro ficavam sem a avaliação.

“Após receber alta da maternidade, muitas mães esqueciam ou acabavam indo após a data indicada”, informou a comunicação da Prefeitura.

O “teste do pezinho” é obrigatório por lei em todo o Brasil, consta a assessoria. “O exame faz com que doenças causadoras de sequelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança sejam detectadas e tratadas mesmo antes do aparecimento dos sintomas”, finalizou.


Publicidade
Siltec