Tecão





Roberto Franqueira nasceu em Bauru, São Pualo, e era um razoável lateral esquerdo do Fortaleza da Vila Falcão, clube amador da sua cidade. Surgiu no Noroeste, em 1969, e onde descobriu a zaga central como sua verdadeira posição.

Uma das revelações do clube em 1974 e titular da seleção olímpica campeã dos Jogos Pan-Americanos da cidade do México, em 1975. No mesmo ano, foi vendido junto com o meia tatuiano Zé Rubens ao SAAD, de São Caetano do Sul.

Teve uma ascensão fulminante e, logo no mês de setembro daquele ano, estava no São Paulo conquistando o campeonato brasileiro de 1977.

Jogou, também, no Santa Cruz, Coritiba, América do Rio de Janeiro, Marília e no Bangu. A foto de 1980 mostra o time do Marília, em pé, à esquerda: Paulo César, Rui Lima, Manguinha, Tecão, Rubão e Edel. Agachados, estão Valdir, Cacá, Reginaldo, Zé Guimarães e Zé Carlos. Uma grande recordação de jogadores que fizeram a história do futebol.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade.