Tatuí recebe ‘carreta da mamografia’ até o dia 25 de agosto

396
Unidades móveis de mamografia contam com equipe completa (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

A partir desta segunda-feira, 5, a carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, começa a atender gratuitamente as moradoras de Tatuí.

A novidade foi anunciada pela prefeita Maria José Vieira de Camargo, que fez a reivindicação junto ao governo do estado por meio da deputada estadual Damaris Moura (PHS).

O serviço móvel, que oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos, ficará estacionado até o dia 25 de agosto na praça Martinho Guedes (a Praça da Santa), em frente ao número 12.

“Esta era uma demanda do município que levei ao governo e, com o esforço de todos, conseguimos. O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo”, comentou a deputada.

“O objetivo deste programa é ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia, porque, quanto mais cedo o problema for detectado, mais chances de cura. É o meu mandato trabalhando para levar qualidade de vida para todos”, acrescentou ela.

Publicidade

O público-alvo do Programa é formado por mulheres entre 50 e 69 anos, mas as mais jovens também podem buscar atendimento. No caso destas, é necessário apresentar o pedido médico (que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular), além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atendimento

O veículo oferece exames de mamografia de segunda-feira a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sede), da secretaria, que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas ou nos serviços de saúde agendados por meio do 0800, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da residência dela.

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As carretas têm 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Publicidade