Sinfônica Jovem da Alemanha faz concerto gratuito no ‘Procópio Ferreira’

239
Publicidade





Divulgação

Sinfônica Jovem da Alemanha conta com 46 componentes entre 15 e 22 anos de idade

 

A Banda Sinfônica Jovem de Baden-Württemberg, da Alemanha, apresenta-se no Conservatório de Tatuí. O concerto gratuito terá regência de Felix Hauswirth e acontece na próxima quinta-feira, 21, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”.

A Banda Sinfônica soma 46 componentes, com idades entre 15 e 22 anos. Considerados “jovens e talentosos”, os músicos têm prêmios em concursos de solistas e já se apresentaram em diversas turnês internacionais, incluindo Ásia, Austrália, Estados Unidos, Costa Rica e toda Europa.

Publicidade

A apresentação em Tatuí será a primeira da turnê no Brasil, que inclui ainda concertos em São Paulo (dia 23, às 12h30, no Clube Paulistano, e dia 24, às 11h, na Sala São Paulo) e Rio de Janeiro (dia 26, às 19h, na Escola de Música da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O concerto no Conservatório de Tatuí acontece a convite da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e do maestro Dario Sotelo. A viabilização do concerto é possível graças ao apoio do Rotary Club Tatuí e Rotary Club Tatuí Cidade Ternura, que acomodarão os músicos.

No programa do concerto, estão obras de: Richard Strauss (Feierlicher Einzug der Ritter des Johanniterordens); Charles Gounod (Petite Symphonie – Andante cantabile); Jean Balissat (Le Premier Jour); Maxime Aulio (Odysseia); Oliver Waespi (Berglicht); e Hector Berlioz (Apothéose from “Sinfonie funèbre et trimphale op. 15”).

A Banda Sinfônica Jovem de Baden-Württemberg foi fundada em 1983 com objetivos de oferecer experiência de performance a jovens e talentosos músicos da região de Baden-Württemberg, na Alemanha. O grupo é apoiado pelo Conselho Musical de Baden-Württemberg e integrado por premiados jovens músicos do concurso de solistas “Jugend Musiziert”. No conjunto, eles têm a oportunidade de apresentar música de sopros e música de câmara do mais alto nível de qualidade.

Felix Hauswirth

Seu regente permanente e diretor artístico é Felix Hauswirth, professor de regência do Conservatório de Basel (Suíça). Regentes convidados também atuam regularmente junto ao grupo.

Desde 1992, o grupo vem realizando turnês pela Ásia (Bangcoc, Cingapura, Hong Kong, Macau, Kuala Lumpur, Beijing e Coréia do Sul), Austrália (em performances em algumas das mais respeitadas casas de concertos do país como a Sydney Opera House), Estados Unidos e Canadá (com concertos em diferentes estados), Brasil, Costa Rica e na África do Sul.

Também se registra uma turnê de duas semanas no Japão (com performances em Tóquio, Nagoia, Amamatsu e Kyoto) e apresentações em Israel, Suíça, Luxemburgo, Inglaterra, Escócia, Finlândia, Suécia, Noruega, Itália, Espanha, Portugal e Alemanha.

Os últimos CDs do grupo – “Fireworks”, “Fresko”, “Création”, “Classics”, “Made in USA”, “Nathalie”, “Le Bal” e “Danzón” – foram aclamados pela crítica, regentes e compositores da Europa, Estados Unidos, Canadá e também da Ásia.

O maestro Felix Hauswirth é formado em regência e teoria no Conservatório de Música de Lucerna, na Suíça, tendo, em 1983, atuado como professor convidado por um semestre na Universidade de Michigan em Flint (Estados Unidos).

Em 1985, assumiu o cargo de professor de regência no Conservatório de Basiléia, na Suíça. Em 1983, fundou a “Swiss National Youth Wind Ensemble” e esteve à frente do grupo até 1993.

Como regente convidado e com grupos sob sua direção, atuou em diversos países europeus, além da Ásia, África do Sul, Japão, Austrália e América do Sul. Também realizou turnês pelos Estados Unidos e Canadá.

Regeu em diversas gravações e estreias com diferentes grupos, que receberam aclamadas críticas de regentes e compositores da Europa, Estados Unidos e Ásia. Como professor, é regularmente convidado para atuar em diferentes partes do mundo.

De 1998 a 2011, liderou o programa da Banda Sinfônica da Academia do Estado, em Trossingen, na Alemanha. De 2000 a 2009, foi professor do Instituto Superiore Europeo Bandistico (I. S. E. B.) em Trento, Itália. De 1993 a 2000, atuou como diretor artístico do International Festival for Contemporary Music em Uster (Suíça).

Foi presidente da Wasbe (Associação Internacional de Bandas Sinfônicas) de 1997 a 2001. Desde 2008, é professor convidado do Instituto Piaget em Lisboa (Portugal) e, atualmente, rege a Baden-Wuerttemberg Youth Wind Ensemble (Alemanha) e a Zug Wind Orchestra (Suíça).

É autor de diversos livros, principalmente, sobre regência e literatura de bandas sinfônicas. Em dezembro de 2009, recebeu, em Chicago (Estados Unidos), o título “Midwest Clinic International Award” em reconhecimento às excelentes contribuições e dedicação ao ensino da música instrumental.

Ingressos para o concerto podem ser retirados na bilheteria do teatro, que fica na rua São Bento, 415, de terça a sexta, das 17h às 19h, e no dia do evento momentos antes do concerto.


Publicidade