“Sinfônica Infantil” do Conservatório faz concerto de Natal

325
Banda Sinfônica Infantil, mais novo grupo do Conservatório (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Da redação

O Conservatório de Tatuí apresenta neste sábado, 21, a Banda Sinfônica Infantil. Criado há apenas dois meses, o grupo mais jovem da instituição é formado por crianças com idades entre 9 e 12 anos, todas iniciantes no estudo da música.

A estreia acontece com um concerto de Natal, na Praça da Matriz, às 20h. A orientação é do professor Edmilson Baia, com apoio de monitores convidados.

“O grupo é formado por alunos iniciantes, todos estão no nível preparatório dos cursos de instrumento do Conservatório. São alunos que começaram o curso neste ano – alguns nem conhecem todas as notas do seu instrumento ainda. Nosso primeiro desafio era preparar, em pouco mais de um mês, um repertório adequado ao nível técnico deles e que pudesse ser apresentado ao público em um concerto de Natal”, comenta o professor.

A Banda Infantil é composta por 25 integrantes. Além dos alunos iniciantes, conta com o reforço de monitores – professores e alunos avançados, que dão suporte para as crianças durante o estudo e a execução das peças.

“Utilizo o amor que tenho por trabalhar com crianças, mais a experiência com ensino coletivo, para extrair a essência, o melhor de cada aluno. Esses estudantes são a base da pirâmide, são eles que dão longevidade para o Conservatório e precisam de uma atenção toda especial”, destaca.

Publicidade

Os ensaios começaram há pouco mais de um mês e, logo no primeiro dia, o grupo soube que faria um concerto no final do ano. “Todos ficaram assustados e apreensivos, inclusive os pais, que nos deram todo apoio. Os alunos estudaram bastante em casa, se prepararam bem, e a plateia poderá ver o resultado neste sábado”, convida.

O repertório terá “Anasazi” (John Edmondson), “Christmas Chants”, “Chrismas Bits & Pieces” e “Merry Christmas to All” (Tradicionais), “Yesterday” (John Lennon e Paul McCartney), “Creepy Crawlies” (Michael Story) e “Adeste Fidelis” (John Francis Wade).

Publicidade