Sesi expõe particularidades de festa popular do interior de SP

Mostra integrou Bienal Internacional de Arte Contemporânea

365
Exposição fotográfica segue aberta até o dia 28 deste mês (foto: divulgação)
Publicidade

A unidade do Sesi (Serviço Social da Indústria) de Tatuí iniciou nesta terça-feira, 16, a exposição “A Divina São Luiz do Paraitinga”. A mostra fotográfica seguirá à disposição de visitantes até o dia 28 deste mês.

De acordo com a assessoria de comunicação do Sesi, “a exposição revela particularidades de uma das principais festas populares do interior de São Paulo”.

Conforme a assessoria, “a Festa do Divino é uma das expressões mais emblemáticas da cultura local e continua viva no coração cheio de fé da comunidade. Herança de portugueses, negros e caboclos, a festa guarda um patrimônio rico e centenário, tornando-se uma grande catalisadora do acervo cultural do país. Reflexo de um Brasil que, assim como outros pequenos ‘Brasis’, fortalece nosso sentido de identidade, como povo e nação”.

A assessoria do Sesi afirma que, “através dessa raiz profunda e crença tão genuína e antiga, é preciso conhecer para preservar, ver para crer, dando continuidade a um ciclo que nunca cessa”.

A autora da exposição é a fotógrafa paulistana Nana Vieira. De acordo com a assessoria do Sesi, “a profissional exibe uma identidade visual multifacetada e os temas passam por natureza, retratos e celebrações”.

Publicidade

No Brasil, entre publicações em livros e revistas, Nana se destacou com exposições coletivas na Sala São Paulo, Galeria Imã, Galeria Spazio Surreale e individual na Biblioteca Mário de Andrade.

Ela teve participações premiadas na 8ª Bienal Internacional de Arte de Roma e, em 2009, “A Divina São Luiz do Paraitinga” foi exposta e premiada na 7ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea, com quatro fotos publicadas no livro “O Divino em Festa – São Luiz do Paraitinga”.

A exposição está aberta, diariamente, no Espaço Alternativo do Sesi, das 9h às 20h. A unidade do Sesi em Tatuí fica na avenida Júlio de Mesquita Filho, no bairro Doutor Laurindo.

Publicidade