Secretaria realiza 1º Encontro de Cuidados em Saúde Mental

Cerca de 35 profissionais da área estiveram presentes

494
Cerca de 35 profissionais da área de saúde e assistência social estiveram presentes (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e do Setor de Educação Permanente, realizou nesta segunda-feira, 27, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), o 1o Encontro Municipal de Cuidados em Saúde Mental, com o tema “Sem Saúde Mental não há Saúde”.

Cerca de 35 profissionais das áreas de saúde e assistência social, das prefeituras de Tatuí e Quadra, do Conservatório de Tatuí e da Casa Unimed estiveram presentes.

O encontro foi dividido em seis tópicos, abrangendo os assuntos: “A saúde mental – prevalência e perfil epidemiológico de saúde mental no Brasil, o processo de desinstitucionalização, legislação em saúde mental e a rede de atenção psicossocial em Tatuí”, abordado pela psicóloga Denise Cristina Matheiski Alkmim, coordenadora da Raps Tatuí; “Principais patologias em saúde mental”, abordado pela enfermeira Claudia Augusta Moura, coordenadora do Caps II; “Fármacos mais utilizados”, abordado pelo farmacêutico Adriano Aparecido Villa Nova, farmacêutico do Caps II; “Emergências Psiquiátricas”, pela enfermeira Cássia Stela Rodrigues Alvares, coordenadora do Samu Tatuí; “Tratamentos não medicamentosos”, pela terapeuta ocupacional Renata L. A. Rustichelli, pela assistente social Cristiane Z. B. Radicci e pela psicóloga Michele Ester Gomes Cabral, da equipe do Caps II; e “Residência terapêutica – a experiência de Tatuí”, pela enfermeira Regina Bernadete Tavares, coordenadora da Residência Terapêutica de Tatuí.

Já na quarta-feira, 29, mais 40 profissionais estiveram participando do mesmo encontro, na Câmara Municipal.

Publicidade