Santa Casa de Misericórdia inaugura nova UTI em cerimônia neste sábado

Unidade é revitalizada por meio de projeto do Rotary Club Cidade Ternura

216
Nova UTI é resultado de parceria com o Rotary Clube Cidade Ternura (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

Neste sábado, 24, às 10h30, a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí inaugura a nova UTI (unidade de tratamento intensivo). O espaço foi revitalizado e recebeu novos equipamentos, por meio de parceria entre a prefeitura e o Rotary Club Cidade Ternura.

A revitalização teve investimento R$ 176.638,16, para a compra de novos equipamentos. A unidade, que possui oito leitos e um box de diálise, recebeu uma cama elétrica com pesagem, sistema de cortinas entre leitos, dois carros de emergência, duas máscaras full face e um cardiversor-desfibrilador-marcapasso.

Além disso, foram adquiridos nove mesas de cabeceira, um foco cirúrgico de solo móvel, um elevador para transposição de leitos, dois carros de curativos, um ventilador de transporte Oxylog e 15 suportes de soro. Houve, ainda, a compra de alguns materiais de consumo para os aparelhos.

A obra foi realizada com recursos a partir de projeto do Rotary Club de Tatuí Cidade Ternura, na gestão do presidente Carlos Orlando Mendes Filho, em parceria com o Distrito 4620 (Brasil), Distrito 4920 (Argentina), Distrito 4980 (Uruguai).

Também colaboraram com o projeto: o Rotary Club de São Miguel Arcanjo, Rotary Club de Sorocaba – Vergueiro, Rotary Club de Tatuí, Fundo Mundial da Fundação Rotária e o Centro Hípico de Tatuí. A prefeitura realizou a pintura e a revisão da fiação da UTI.

Publicidade

Conforme a assessoria de comunicação do Executivo, “desde que assumiu a gestão, a prefeita Maria José Vieira de Camargo tem se empenhado na reestruturação da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, que se encontrava em grave crise administrativa”.

Desde 2017, alguns avanços foram registrados, como a regularização dos salários dos funcionários; reabertura do Banco de Sangue; reforma dos quartos da ala “Orlando Bolzan” (atende preferencialmente o SUS); e a Sala de Acolhimento Familiar para pacientes da UTI, parceria com o Rotary Clube Tatuí.

Além das reformas da pediatria (novo espaço, com lactário e brinquedoteca – 16 leitos, 10 quartos) e do centro cirúrgico (de uma sala com equipamentos de 30 anos atrás, para três novas salas equipadas, em investimento de R$ 600 mil na compra dos equipamentos, por emenda do deputado federal Samuel Moreira).

Publicidade