Recital de flauta terá dez alunos e entrada franca nesta terça-feira





Nesta terça-feira, 13, o Conservatório de Tatuí sedia recital gratuito. A apresentação dos alunos da classe de flauta transversal será a partir das 19h, no Salão Villa-Lobos, localizado na rua São Bento, 415, centro, com entrada franca.

Sob coordenação de Otávio Blóes, o recital reunirá dez alunos: Abner Américo L. Barbosa, Ariane Roseiro Silvestre, Barbara Souza G. de Campos, Bruno Simões dos Santos, Isabella Alexandre Nogueira, Leandro de Oliveira Conservani, Matheus de Alencar Vicente, Paulo Victor Ismene, Samuel Bastianini e Tâmila Freitas de Souza.

No programa, constam composições de Henri Dutilleux (“Sonatina”), Telemann (“Fantasia 2”), Gabriel Fauré (“Fantasia”), E. Bozza (“Image”), Pattapio Silva (“Oriental”), E. Varèse (“Density 21,5”), J. S. Bach (“Partita/Allemande”), C. P. E. Bach (“Sonata em lá m”) e Luciano Berio (“Sequenza”).

Os alunos são orientados pelos professores Anselmo Pereira da Silva, Juliano de Arruda Campos, Márcia Licatti e Otávio Blóes. Eles serão acompanhados ao piano por Juliano Kerber, Fanny de Souza Lima e Francine Dias.

O curso de flauta transversal é um dos oferecidos pela área de sopros–madeiras. Ela também engloba os instrumentos oboé, clarinete, saxofone e fagote.

Conhecida por formar músicos com nível de excelência, a área de sopros–madeiras, presente no Conservatório de Tatuí desde sua fundação, objetiva a capacitar alunos, principalmente, nos quesitos técnica, musicalidade e conhecimento musical interpretativo. Esses são considerados subsídios necessários à formação de músico qualificado para atender os meios musical profissional e acadêmico.

Os cursos têm duração de 14 semestres, havendo outros quatro semestres de aperfeiçoamento (optativos). A exceção é o saxofone, cujo aperfeiçoamento tem duração de dois semestres.

A técnica, essencial para o aprendizado de um instrumento, funciona como a base estrutural dos cursos. Tanto os alunos iniciantes, como os que já possuem um determinado conhecimento, têm a oportunidade de desenvolver no decorrer de seu curso um trabalho de forma “consistente e técnica”.