Quinto Tatuí Classic Car reúne 12 mil

De acordo com organizador, evento está consolidado e ‘caiu no gosto do público’

560
Rugby 1928, que pertenceu ao dr. Gualter Nunes, exposto no evento (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

A quinta edição do “Tatuí Classic Car”, evento organizado pelo Antigomobilismo Clube de Tatuí e pelo Centro Hípico de Tatuí, com apoio da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos) e da prefeitura, reuniu cerca de 12 mil pessoas e 400 veículos “clássicos” nas dependências do CHT.

Anteriormente, a estimativa era de público de 10 mil pessoas durante os dois dias. De acordo com o diretor do Antigomobilismo Carlos Orlando Mendes Filho, receber um público superior ao esperado “é a maior prova de que o evento está consolidado e caiu no gosto do público”.

Ele expõe que, em nenhuma das edições anteriores, havia sido atingida a marca de 400 veículos antigos expostos. “Tivemos de improvisar locais para que todos pudessem expor suas joias”, revelou.

Conforme Mendes, trata-se “do terceiro maior evento da cidade”. Segundo o diretor, somente a Feira do Doce e a Festa da Caridade do Lar São Vicente de Paulo estão à frente do Tatuí Classic Car.

A cerimônia de abertura aconteceu na manhã de sábado, 17, com apresentação da Banda Sinfônica e a Big Band do Conservatório de Tatuí, sob a batuta do regente convidado Marco Almeida Júnior, com participação da aluna de canto popular Luciana Canizela.

Publicidade

Entre as autoridades, estiveram: a prefeita Maria José Vieira de Camargo; o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva; a médica Clélia Maria Erwenne Araújo Pinto, proprietária do Centro Hípico de Tatuí; José Carlos Martins Gonçalves, presidente do Antigomobilismo; Roberto Suga, presidente do conselho da FBVA; e Afonso Fiusa, diretor regional da FBVA. Ainda marcaram presença vereadores, secretários municipais e convidados.

Considerado o maior evento de carros antigos da região, o Tatuí Classic Car integrou os festejos de aniversário de 193 anos do município.

Completando dez anos em 2019, o Antigomobilismo programou uma área destinada às crianças, com brinquedos, e outra, voltada à gastronomia, com restaurante, “food trucks”, vinho e chope artesanal, além de estacionamento gratuito. Mendes informa que ainda houve 20 barracas comercializando itens variados.

Evento expôs 400 veículos antigos (foto: Eduardo Domingues)

A quinta edição do encontro contou com a comercialização de doces de dez associados da Aprodoce (Associação dos Produtores de Doces de Tatuí) e, ainda, produtos da Cidade Ternura Suvenires.

A programação musical, no período da manhã dos dois dias, ficou por conta de grupos do Conservatório. Além das apresentações da Banda Sinfônica e da Big Band no sábado, no dia seguinte, foi a vez da Jazz Combo.

À tarde, houve shows com bandas locais: no sábado, a Live By Night agitou o público e, no dia seguinte, a apresentação foi da Banda Simphony.

Neste ano, parte da renda da bilheteria foi destinada ao Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) e uma porcentagem, aos projetos do Rotaract Club de Tatuí, que esteve organizando a entrada do público na portaria do Centro Hípico de Tatuí.

O Rotary também marcou presença no evento para promover a campanha de vacinação contra a poliomielite. Membros dos clubes de serviços estiveram com camisetas da campanha, balões e com uma Kombi vermelha.

Mendes avalia a realização do 5o Tatuí Classic Car como positiva. Segundo ele, o evento permitiu a conquista de novas parcerias e abriu espaço a duas referências turísticas de Tatuí: a música e o doce caseiro.

Para a próxima edição, o diretor do Antigomobilismo revela o desejo de expandir para além da área de expositores, com a abertura de um galpão no CHT. “Poderemos receber os colecionadores com mais conforto, bem como expor mais carros antigos”, concluiu Mendes.

Rugby 1928

Patrimônio de Tatuí, o veículo “Rugby 1928”, que pertenceu ao doutor Gualter Nunes e que, durante alguns anos, ficou exposto publicamente na praça Manoel Guedes, a Praça do Museu, foi uma das atrações do evento.

O veículo, modelo M-2 e carroceria 6012, com fabricação da Durant Motors, está sendo restaurado pelo Antigomobilismo Clube de Tatuí, em parceria com a prefeitura e voluntários.

Segundo o diretor regional Fiusa, até o momento, o chassi, rodas e arrolamento já foram restaurados. Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, “o trabalho de carroceria está sendo realizado artesanalmente e é bastante detalhado”.

Ainda conforme o departamento, a ideia dos diretores do Antigomobilismo é expor o veículo totalmente restaurado na próxima edição do Tatuí Classic Car.

Já a intenção da prefeitura será de voltar a expor o Rugby 1928 na praça Manoel Guedes, “devidamente restaurado e com proteção de acesso”.

Publicidade