Pronto-Socorro inicia atendimento por sistema de cores e risco nesta segunda





A Secretaria Municipal de Saúde implanta, a partir desta segunda-feira, 1º, o novo sistema de atendimento no Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto”. Trata-se da terceira e última etapa das reformulações programadas para o equipamento e que consiste em classificação de atendimento “por cor”, conforme antecipado pela reportagem de O Progresso.

O Executivo destacou que a ação segue as resoluções 2077 e 2079 do CFM (Conselho Federal de Medicina). Segundo a Prefeitura, elas estabelecem que “a triagem e o atendimento dos pacientes passam a seguir o sistema de classificação de risco, que priorizaria os casos de urgência e emergência”.

O protocolo classifica os pacientes por meio de quatro cores. Logo após a triagem, o usuário recebe uma pulseira e um cartão com a cor específica de sua classificação de estado de saúde.

O vermelho indica que o paciente corre risco de morte e, nesse caso, ele será atendido imediatamente. O amarelo significa que o atendimento deve ser rápido, porém, o paciente não corre risco de morte e o tempo de espera será de 30 minutos.

Já o verde mostra que o caso do paciente precisa de atendimento, mas poderia ser resolvido em alguma UBS (unidade básica de saúde). Já o azul indica que a necessidade de atendimento é simples e “só pode ser resolvida na UBS”. Entre esses casos, estão: troca de receitas médicas e avaliação de resultado de exames.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o pronto-socorro conta com equipe de 119 profissionais e atende, em média, 450 pacientes por dia. Porém, 80% dos casos não seriam de urgência e emergência, mas, sim, correspondem a problemas que poderiam ser resolvidos nos postos de saúde (cores verde e azul).

“Além das pulseiras coloridas, cartões explicativos, placas e um vídeo esclarecendo passo a passo do novo sistema estarão disponíveis para orientar a população”, informou a Prefeitura por meio de nota enviada à imprensa.

De acordo com a diretora de Saúde, Vera Lúcia Cardoso, a mudança vai possibilitar uma reorganização completa do setor, pois irá informar a população sobre qual modalidade de atendimento está disponível em cada unidade.

“Nós também contratamos duas enfermeiras para que façam o acolhimento dos pacientes logo na entrada. Estamos trabalhando para oferecer um atendimento mais rápido, qualificado, organizado e humanizado”, completa.

A Prefeitura citou que as mudanças no ambulatório tiveram início no dia 7 de janeiro de 2013. Elas representaram “um dos primeiros atos do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu”.

“Até então, goteiras e alagamentos faziam parte do cenário, sem contar a falta de profissionais e as intermináveis filas para atendimento. Depois da reforma e da revitalização do prédio, a Prefeitura investiu na contratação de uma nova equipe médica, que vem agradando a população”, consta no texto do Executivo.

Ainda conforme a Prefeitura, pesquisas de satisfação interna indicam que o PS apresenta “bons” níveis de satisfação. Pelo menos é o que consta em depoimento divulgado pelo Executivo e dado pelo aposentado José Carlos Correia, de 59 anos.

Ele teria sofrido um enfarte no dia 25 de outubro. “Chegando ao pronto-socorro, tive atendimento imediato. O sentimento que tenho pela equipe do PS é gratidão. Eles me atenderam muito bem, foram rápidos e conseguiram salvar minha vida. Muita gente fala do pronto-socorro, mas quem realmente precisa de atendimento de urgência sabe que o serviço funciona”, declarou.

Também em nota, o prefeito Manu pediu o apoio da população, “que já vem se adequando ao novo formato”. O sistema de cores está sendo testado pelos profissionais há 30 dias.

“Durante a última eleição, o Pronto-Socorro esteve no centro dos debates. Nós nos comprometemos a mantê-lo junto à Santa Casa e melhorar a qualidade de atendimento”, iniciou o prefeito.

“A nossa população reconhece os avanços e, certamente, irá nos auxiliar nessa última e decisiva etapa que irá solidificar a eficiência desse serviço que vem salvando muitas vidas. Contamos também com o apoio dos profissionais, atendentes, enfermeiros e médicos que vêm realizando um excelente trabalho”, finalizou.