Projeto “MP” recebe neste sábado o Coro Sinfônico do CDMCC

335
Coro também possui vasta experiência com obras sinfônicas (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

Acontece neste sábado, 14, às 11h, na Praça da Matriz, mais uma edição do Projeto “Música na Praça”, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, com apoio cultural do Conservatório de Tatuí, da Abaçaí Cultura e Arte, da Cooperativa de Consumo (Coop) e da Padaria Onze.

A apresentação musical fica por conta do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, sob a regência do regente convidado Marcos Baldini.

O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí foi   fundado em 1988, oferecendo aos estudantes uma ampla experiência do ambiente profissional, voltado para a atividade coral.

O grupo realiza apresentações de repertório a cappella, de música brasileira, repertório sinfônico e óperas.

Uma das características marcantes do grupo é o destaque dado à interpretação cênica das músicas. Em 1990, o Coro Sinfônico estreou o espetáculo “Da Boca do Circo”, a primeira grande produção realizada pelo grupo. Posteriormente, montagens como a “Suíte dos Pescadores” e “Na Era da Rádio” fizeram grande sucesso em excursões pelo interior do estado de São Paulo.

Publicidade

Além de repertório a cappella, o Coro possui vasta experiência com obras sinfônicas, caso de “Vésperas Solenes”, “Réquiem”, “Missa da Coroação” e “Te Deum”, de Mozart; “Réquiem”, de Fauré; “Missa em Sol”, de Schubert, entre outras.

O conjunto também se destaca pelo resgate e divulgação da música brasileira, ao abordar obras de compositores como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda, Edmundo Villani-Côrtes, Antonio Ribeiro, Ronaldo Miranda, entre outros.

O Coro do Conservatório de Tatuí lançou seu primeiro CD, “Expressões”, no ano de 2001, e é o único bicampeão do Mapa Cultural Paulista – tendo vencido as edições de 2001/2002 e 2007/2008.

Em 2011, junto com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, apresentou a cantata cênica “Carmina Burana”, de Carl Orff, na série de concertos Tucca, na Sala São Paulo – projeto que foi representado em 2013.

Em 2012, no mesmo projeto, realizou a “Sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125 – Coral”, de L. Beethoven, com espetáculos em três cidades do estado de São Paulo. Também nos últimos anos, o Coro Sinfônico vem se destacando em produções do Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí.

Em 2013, registrou apresentações com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, sob a regência de Isaac Karabtchevsky.

Em 2014, apresentou-se junto ao Coral Paulistano Mário de Andrade, além de ter realizado apresentações especiais, com destaque para o “Réquiem”, de Mozart, junto à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome