Mais
    Início Cidades Profissionais da Saúde do município são homenageados em monumento

    Profissionais da Saúde do município são homenageados em monumento

    Escultura será em celebração aos ‘heróis’ que atuam no combate à Covid

    Escultura terá 1,5 metro de altura e está sendo confeccionada em gesso (foto: AI Prefeitura)
    Da redação

    Em breve, o município receberá um monumento em homenagem aos profissionais da Saúde, que estão na linha de frente do combate à Covid-19. Produzida pelo artista plástico Cláudio Camargo, do Espaço Cultural “Cláudio Esculturas”, a obra terá 1,5 metro de altura e está sendo confeccionada em gesso.

    Para elaboração da escultura, o artista apresentou um projeto que acabou habilitado pelo edital de cultura 01/2020, recebendo recursos da lei federal nº 14.017/2020, a “Lei Aldir Blanc”, por meio do decreto municipal 20.657, de 16 de julho de 2020.

    Com a escultura, Camargo se propõe a realizar uma homenagem aos agentes de saúde, por meio da figura de um enfermeiro, “registrando o árduo trabalho desses profissionais nos últimos tempos”.

    Quando concluída, a obra será doada ao município. Na sequência, haverá um estudo sobre o local ideal para a instalação, pois, segundo o escultor, a obra está sendo produzida para ficar exposta em área interna. “A intenção é agradar e trazer um pouco de felicidade a estes agentes da Saúde, que são nossos heróis guiados pelas mãos divinas!”, ressalta o artista.

    Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, esta não é a primeira vez que o Espaço Cultural “Claudio Esculturas”, situado no bairro dos Mirandas, serve de sede para a confecção de esculturas em Tatuí.

    No local, já foram produzidas obras de personalidades da música tatuiana, como: “O Maestro”, “Bimbo Azevedo”, “João Baptista Del Fiol”, “Nacif Farah” e o “Monumento aos Seresteiros”, composto por sete personalidades que fomentaram o gênero seresta na Capital da Música.

    O autor

    Camargo nasceu em Tatuí, no dia 14 de julho de 1957. Ele foi aluno do professor espanhol Rafael Juarez Sangrador e teve aulas com os artistas Sara Goldman, Célia Marcassa e Walter Miranda.

    Diretor-fundador da Amart (Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região), ele atuou por 13 anos em pintura a óleo sobre tela, com exposições individuais e coletivas, e há nove anos atua como escultor, prestando serviços para várias cidades.

    Entre diversos trabalhos, realizou pintura de mural no Lar São Vicente de Paulo e foi o primeiro artista a expor obras na Câmara Municipal, a convite da administração, para incentivar o turismo na cidade. Ele ainda foi o escolhido para produzir um quadro do patrono do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal), o piloto Ayrton Senna da Silva.

    A primeira obra de Camargo como escultor foi a confecção do busto do professor Chico Pereira, para o Lar São Vicente de Paulo. Com o reconhecimento pela obra, foi convidado a participar do projeto “Praças em Tatuí”, que consistia na confecção de 11 esculturas, em tamanho natural, instaladas nas praças centrais da cidade.

    O artista confeccionou o busto do fundador do Lar Donato Flores a pedido do diretor da instituição. Ele prestou serviços à prefeitura de Capela do Alto, onde efetivou a arte sacra denominada “O Monge”.

    Com o sucesso da obra, a prefeitura do município vizinho solicitou mais cinco esculturas de pessoas ligadas à história da cidade, as quais estão sendo finalizadas.

    Em Itapetininga, Camargo confeccionou a escultura da primeira aviadora do Brasil, Anésia Pinheiro Machado, cuja inauguração contou com a presença de militares, representando a Aeronáutica. Em 2016, para a Paróquia São Roque, de Boituva, Camargo fez o monumento em homenagem ao padroeiro da cidade.