Professor do CDMCC atuará como solista nos Estados Unidos

Marco Antonio de Almeida Junior leciona aulas de eufônio em Tatuí

O professor de eufônio do Conservatório de Tatuí, Marco Antonio de Almeida Junior, atuará como solista da Banda Sinfônica da Universidade de Minnesota, em Duluth, nos Estados Unidos. A apresentação acontecerá neste domingo, 9, sob a regência do maestro Mark Whitlock.

Além de lecionar aulas de eufônio, Junior é regente da Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí. O professor da instituição tatuiana recebe convite de participação no final do ano passado. A viagem dele foi confirmada no início de março.

Junior é convidado especial no “Concerto da Primavera”, no qual fará solo em “Wilson Suíte”, de Robert W. Smith, e “The legend of spirit island”, de Philip Sparke.

Além disso, ministrará uma masterclass sobre fundamentos técnicos e específicos do instrumento e conhecimento da literatura brasileira para música de câmara.

Instrumentista, professor e regente, Junior afirmou, por meio de nota enviada à imprensa, ser “uma grande honra fazer parte do intercâmbio entre a Universidade de Minnesota e o Conservatório de Tatuí”. O músico acrescentou que “a oportunidade de tocar nos Estados Unidos é a realização de um sonho”.

“Lá, temos grandes solistas e professores de eufônio. Agradeço ao maestro Withlock pelo convite e oportunidade de tocar ‘The legend of spirit island’”, disse. De acordo com o músico, a obra é comissionada pelo maestro para a Twin Ports Wind Orchestra em homenagem ao eufonista Dick Carlson.

Bacharel em eufônio pela Famosp (Faculdade Mozarteum) e formado em regência pelo Conservatório de Tatuí, Junior iniciou estudos aos 10 anos com o pai na Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Participou de eventos e atividades sob orientação de professores, como: Steven Mead, Adam Frey e David Childs.

Como músico convidado, atuou junto às orquestras sinfônicas de Campinas, Porto Alegre e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), junto à Banda Sinfônica da Universidade de Filosofia e Letras de Buenos Aires e da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.

Em 2004, aos 15 anos, tornou-se finalista do 6o Prêmio Weril para Instrumentos de Sopros. Atualmente, integra os grupos: Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, na qual é chefe de naipe, e Banda Sinfônica de Nova Odessa.

Junior é regente e professor de musicalização da Assembleia de Deus Plena Paz e regente titular da Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí.