Prática de Conjunto segue até sexta-feira no Conservatório

176
Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Grupos de alunos do Conservatório de Tatuí durante apresentação na Semana da Música de Câmara

 

O Conservatório realiza até sexta-feira, 20, a 3a Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, ação que busca avaliar publicamente o resultado de aprendizado dos alunos.

Nesta quarta-feira, 18, são três concertos. O primeiro será realizado às 10h, pelo Coro de Câmara do Conservatório de Tatuí, regido por Marcos Baldini, tendo Juliana G. Vita ao piano.

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

No repertório, estão obras de Baldassare Donato, Francesco Antonio Vallotti, Hans Leo Hassler, entre outros. O concerto será no auditório da Unidade II, localizado na rua São Bento, 808.

Ainda no mesmo auditório, às 18h, haverá concerto das Cameratas Infantojuvenil, Juvenil e Jovem de Violão, coordenadas por Márcia Braga. Obras importantes do repertório violonístico foram selecionadas para o concerto.

Já no teatro “Procópio Ferreira”, a partir das 20h30, apresenta-se a Orquestra Sinfônica Jovem, regida por Juliano de Arruda Campos. Para a apresentação, o maestro selecionou obras que “mostram o alto nível técnico dos estudantes e privilegiam a performance de solistas”.

Todas as apresentações têm entrada franca.

Na quinta-feira, 19, a partir das 20h30, duas orquestras estudantis se apresentam.

Os concertos, sob regência de Eduardo Augusto e assistência de Daniel Lazala, das Orquestras Infantil e Infantojuvenil, têm entrada franca.

Os grupos contam com, em média, 130 estudantes que frequentam os cursos de instrumentos da área de cordas. A participação na Orquestra de Cordas Infantil é uma disciplina obrigatória a todos os alunos da área, como parte da formação e profissionalização dos instrumentistas.

A Orquestra Infantil é a primeira a se apresentar, com repertório formado por obras da série “More Tunes for my String Orchestra”, de Sheila Nelson. Em seguida, apresenta-se a Orquestra Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí.

Encerramento

Dois grupos de estudantes são destaques no último dia da série de apresentações. O Grupo de Percussão Jovem faz apresentação às 14h, no Salão “Villa-Lobos”, sob coordenação da Agnaldo Silva.

O grupo é formado por Andreza Vieira, Bruno Andrade, Camila Ramos, Fernando Reis, Guilherme Correa da Silva, Jeferson Fontana, Jordi Bruno Cézar, Leonardo Souza Pedro, Lucas Philippi Amorim, Thiago Macedo e Douglas Rafael dos Santos.

O encerramento da Semana de Prática de Conjunto será às 20h30, no “Procópio Ferreira”, com concerto da Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí. O grupo tem regência de Dario Sotelo e assistência de Giovani Briguente.

Essa orquestra é formada por alunos da área de cordas sinfônicas que estudam do sétimo ao décimo semestre de seus respectivos cursos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O grupo tem como coordenador Dario Sotelo.

A orquestra conta com um sistema de funcionamento dinâmico. Além do regente, tem a constante presença de um estagiário em regência, que dá apoio ao regente e aos alunos na organização do grupo além de fazer eventuais ensaios.

A Orquestra Juvenil faz, em todo início de semestre, um teste de estante, para definir quem será chefe de naipe e a ordem das estantes. Além disso, promove audições internas para a escolha de solistas, dando ao aluno a oportunidade de fazer solo frente à orquestra.


Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova