Percussão, Sinfônica e Big Band são atrações da 59ª Semana da Música

Concertos serão realizados no “Procópio Ferreira”, com entrada gratuita

636
Semana da Música segue com uma programação variada até o próximo domingo (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Da redação

Grupo de Percussão, Banda Sinfônica e Big Band são as próximas atrações da 59ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí. O evento segue até o próximo domingo, com concertos diários no teatro “Procópio Ferreira”. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados.

A Semana da Música é considerada a atividade mais tradicional e importante do calendário cultural da instituição e celebra o dia 22 de novembro, Dia do Músico e de Santa Cecília, a padroeira dos músicos.

O evento foi criado em 1960, pela então diretora da escola, Yolanda Rigonelli, e tem como objetivo apresentar os grupos e alunos que se destacaram ao longo do ano letivo.

Nesta quarta-feira, 20, quem sobe ao palco do “Procópio Ferreira” é o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí. De acordo com o coordenador, Luis Marcos Caldana, o grupo apresentará “Abertura Japonesa” (Ney Rosauro), “Raptures of Undream” (Bruce Hamilton), “Past Midnight” (Tom Gauger), “Megalovania” (Toby Fox), “Um a Zero” (Pixinguinha e Benedito Lacerda) e “Assanhado” (Jacob do Bandolim).

O repertório destaca, ainda: “The Golden Age of the Xilofone” (Floyd Werle e Randall Eyles), com solo de Jehison Cruz Chavez ao xilofone, e “Minuano” (Pat Metheny e Lyle Mays), com solo de Giovanni Ricioli (vibrafone) e Alexandre Brant (baixo elétrico).

Publicidade

Na quinta-feira, 21, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta uma seleção especial com trilhas sonoras de filmes. A primeira relembra o “Volta ao Mundo em 80 Dias” (Otto Schwarz), baseado na obra de Julio Verne.

Em seguida, o grupo apresenta canções do filme “A Lista de Schindler” (John Williams), vencedor de sete Oscars e três Globos de Ouro. Conta a história de Oskar Schindler, empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto.

A peça terá participação solo do violinista e professor Rafael Pires. Para encerrar, músicas da trilogia “Star Wars – Guerra nas Estrelas” (John Williams), filmes consagrados do cineasta George Lucas que se tornaram fenômeno mundial, especialmente pelos personagens Darth Vader e Luke Skywalker. O regente convidado é Marco Almeida Júnior.

Na sexta-feira, 22, Dia do Músico, o som fica por conta da Big Band do Conservatório de Tatuí, que também se inspirou nos filmes para preparar o repertório.

De acordo com o coordenador do grupo, Cláudio Sampaio “Cambé”, o programa terá “Soul Bossa Nova” (Quincy Jones), “007 – James Bond Theme” (Monty Norman), “Theme from Peter Gun” (Henry Mancini), “Airport Love Theme” (Alfred Newman), “Pink Panther – A Pantera Cor-de-Rosa” (Henry Mancini), “Star Wars – Guerra nas Estrelas” (John Williams), “Summer of 42 – Verão de 42” (Michel Legrand), “Spider Man – O Homem Aranha” (Paul Francis Webster), “Superman – O Super-Homem” (John Williams), “Meet The Flintstones” (Willian Hanna, Joseph Barbera e Hoyt Curtin) e “Mission Impossible Theme – Missão Impossível” (Lalo Schifrin).

A 59ª Semana da Música segue com uma programação variada até o próximo domingo, 24, quando o Conservatório estará de portas abertas, das 9h às 19h, com a mostra “Que Som é Esse?”.

Especialmente dedicado às crianças e à família, o evento terá demonstração dos mais variados instrumentos musicais (coordenadas por professores da escola), exposição de figurinos e luteria, pintura facial, recitais de diferentes grupos musicais, além de concertos da Orquestra de Cordas Infantil “João Del Fiol”, Big Band e Escola de Samba do Conservatório de Tatuí.

Para encerrar, o musical “Os Bichinhos do Presépio”, com participação de coral infantil e orquestra infantojuvenil de violões. Todas as atividades têm entrada gratuita.

Publicidade