Para os pais e mães, sobre as crianças

1671
Publicidade

A partir de compromisso assumido em 2012, quando completou 90 anos de existência, o jornal O Progresso acabou concretizando projeto de apresentar constantes novidades aos leitores. A princípio, foram revistas anuais, até que, em 2017, passaram a ser publicações bimestrais.

Na primeira oportunidade, foi lançado o tabloide especial “90 Anos de Progresso”, que abrangeu muito mais que a própria história do jornal, resgatando tudo o que de mais significativo aconteceu na Cidade Ternura desde 1922 (inclusive, a origem desse mesmo título, graças a um artigo publicado no então semanal, em 14 de outubro de 1934).

Na sequência, vieram as edições de O Progresso em Revista, com temas diversos e que, posteriormente, trataram de assuntos específicos, como os 30 anos de colunismo social de Jorge Rizek e o universo dos casamentos, em 2014 e 2015.

Já em 2016, surgiu o Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura, outra novidade, então considerando-se o fato de que a Capital da Música seguia concretamente na conquista do reconhecimento de município de interesse turístico do Estado de São Paulo (MIT) – o que, de fato, aconteceu em 2017.

O guia, cuja terceira edição foi publicada em julho, ganhou novidades em 2018 e, pela efetiva forma com que é utilizado tanto pelas autoridades municipais da área quanto pelos profissionais ligados a turismo, já é instrumento fundamental na divulgação do potencial turístico de Tatuí, que agora segue firme no objetivo de se tornar estância.

Publicidade

Nesse mesmo 2017, quando o jornal O Progresso alcançou os 95 anos de existência – completados em 30 de julho -, outra nova publicação chegou aos leitores, novamente pautada sobre tema único: O Progresso da Criança, cuja segunda edição é levada aos leitores neste final de semana.

Na sequência, já em 2018, o jornal concluiu novo título, em março, todo composto por assuntos de interesse feminino. O Progresso da Mulher, então, veio a compor a programada série de publicações anuais.

O especial agora concluído e levado gratuitamente aos leitores, segue a proposta inicial. Portanto, não se trata de um suplemento “para” crianças, mas, sim, “sobre” crianças, de interesse dos pais. No formato tabloide e todo em cor, tem como pauta reportagens produzidas a partir de especialistas nas áreas de educação e saúde.

Compõem esta nova edição temas de interesse na atualidade, como o “vício” das crianças por videogames, seguidas de iniciativas de resgate das “brincadeiras antigas” – ou “offline”.

A educação por meio do teatro, promovido pelo Conservatório junto a escolas municipais, também é retratada em reportagem. Com o mesmo viés de lazer aliado ao ensino, um inédito projeto do Aeroclube de Tatuí, específico para crianças, figura outro tema da pauta.

Agora muito mais facilitada, a formalização da paternidade voluntária apresenta crescimento em Tatuí e é abordada no especial, com informações úteis a quem tem interesse em assumir essa que, certamente, é a maior responsabilidade de qualquer cidadão.

Como alerta, O Progresso da Criança apresenta material sobre assédio, assunto que tanto preocupa quanto chama a atenção na atualidade. Conselhos e formas de notar eventuais abusos são encontrados na reportagem.

Na área de saúde, observa-se que, extraordinariamente, os índices de adesão às campanhas de vacinação tiveram queda em 2018. Diante disso, o especial reforça a importância de os pais vacinarem os filhos, com ênfase nos problemas que esta falta pode acarretar, inclusive, na saúde pública em geral.

Finalmente, na área social, o tabloide evidencia mais um inovador trabalho voluntário do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), promovido pelo projeto “Boneco de Meia”. Por ele, aquilo que se tornaria descartável, lixo, acaba sendo motivo de alegria para as crianças – e, principalmente, para as voluntárias.

Na prática, consolidando o objetivo de sempre inovar e – mais que isso – surpreender os leitores, mais esta publicação de O Progresso segue junto ao projeto de edição de publicações especiais a cada dois meses.

Assim, além do guia turístico e dos tabloides sobre crianças e voltado ao universo feminino, o jornal mantém as edições de aniversário da cidade – sempre no formato de especiais -, dos concursos literários Paulo Setúbal e, ainda, promove o Concurso Artístico e Literário de Natal – já na 24ª edição – que finaliza o ano compondo a tradicional edição especial, junto às mensagens alusivas à data.

Todas essas novidades, acima de tudo, implicam em (muito) trabalho, aquilo que acreditamos ser a melhor forma de superação, isto que, como nunca até então, os brasileiros têm necessitado e buscado.

Por isso mesmo, para O Progresso, é tão importante continuar apresentando novidades aos leitores – e, se possível – até surpreendê-los. No mais, é sempre oportuno e gratificante poder compartilhar as realizações com aqueles que também acreditam no trabalho e apostam nas novidades, como os apoiadores deste suplemento especial.

Aos pais – e àqueles que ainda o serão – boa leitura!

Publicidade