Orquestra Sinfônica interpreta Elgar e Brahms neste sábado

779
Orquestra sobe a palco do “PF” às 20h deste sábado (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Da redação

O teatro “Procópio Ferreira” recebe neste sábado, 23, às 20h, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. O concerto integra a programação da 59ª Semana da Música, que segue até domingo. O programa terá obras de Edward Elgar e Johannes Brahms, sob a regência do maestro Edson Beltrami. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados.

De acordo com o maestro, a apresentação começa com “Serenata para Cordas em Mi menor, Op.20”, de Edward Elgar, escrita em março de 1892 e tocada pela primeira vez em concerto particular naquele ano, pela Classe Orquestral Feminina de Worcester, com a direção do próprio compositor.

Em seguida, a orquestra interpretará a “Sinfonia nº 1 em Dó menor, Op. 68”, de Johannes Brahms. Sabe-se que o autor levou pelo menos 14 anos para completar este trabalho, cujos esboços datam de 1854.

Segundo ele, a longa gestação dessa sinfonia, que seria a primeira de Brahms, pode ser atribuída a dois fatores: primeiro, o “fanatismo autocrítico” de Brahms, que o levou a destruir muitos de seus primeiros trabalhos; segundo, a expectativa dos amigos e do público de que Brahms continuasse “a herança de Beethoven” e produzisse uma sinfonia de dignidade proporcional e escopo intelectual.

A bilheteria do teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, funciona de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 e das 19h às 21h; sábados e domingos, das 15h às 21h; ou uma hora antes de cada espetáculo.

Publicidade
Publicidade