O Natal e seus sí­mbolos





Para a Rosacruz Áurea, o Natal cristão é um processo que acontece no interior de cada pessoa. Ele não começa em Belém, mas milhões de anos antes. Na verdade, a radiação universal de Cristo sempre esteve presente, desde o início do mundo.

É importante perceber que a Luz crística, de quem Jesus foi o principal portador na Terra, nasce em nosso coração – desde que deixemos “que se faça a Vontade do Pai” e não a nossa.

Essa Luz poderosa, vinda da região divina, toca o centro de nosso microcosmo, onde jaz, adormecida, nossa reminiscência mais antiga: a lembrança de que um dia nosso sistema era pura energia e era unido, em essência, diretamente com Deus.

É preciso que ele seja re-ligado com Deus, resgatado pela Luz: essa é a verdadeira Religião (do Latim “religare”).

Por isso, já dizia Angelus Silesius: “Ainda que Cristo nascesse mil vezes em Belém e não em vossa alma, ainda assim estaríeis perdidos”.

Jesus é o símbolo máximo do Homem divino, o Homem crístico que um dia seremos, a partir da transfiguração.

Na verdade, a festa de Natal é a verdadeira Festa da Luz porque recebemos a força crística diretamente em nossa cabeça e em nosso coração.

Os símbolos singelos do presépio nos relembram isso.

Jesus já era esperado por João, que clamava no deserto. O que significa isso? Nosso estado joanino (da alma que tem sede do Espírito Santo), percebe a chegada de nosso estado-Jesus e toma a resolução: “eu devo diminuir para que Ele cresça”.

Quando o Espírito Santo toca “Maria” (microcosmo purificado) e o fruto desse toque, Jesus, é aceito por “José” (o pensamento purificado), eles seguem para “Belém” (nosso coração portador do átomo original), rodeado de “animais” (nossa personalidade). Os “três reis magos” vêm do “Oriente”, do lugar onde nasce a Luz, guiados pela centelha divina, a estrela-guia. Eles visitam a “gruta” do nascimento, ou o “estábulo” (nosso coração que, embora corrompido pela natureza da Queda, é o local de nascimento da Luz). O “menino-Jesus” (o homem que inicia seu caminho espiritual e já tem ideia de sua missão) recebe dos reis-magos: o “ouro do Espírito” (nova consciência), “o incenso da alma” (coração renovado), e “a mirra do amor purificador” (que vai expandir o Espírito divino no mundo).

Passamos por vários estágios: primeiro, nascemos como personalidade; depois, tocados pela Luz, nasce Jesus-em-nós: e há um terceiro nascimento – a ressurreição da alma, o Cristo-em-nós.

O autêntico buscador gnóstico indaga: Onde estão Maria e José em mim? Estou caminhando no deserto deste mundo, como João, esperando o nascimento de minha consciência Jesus? Ou já conheço a verdadeira missão do microcosmo e posso participar da verdadeira Festa de Natal, a Festa da Luz em mim?

É assim que o desejo de uma nova evolução humana traz muitos buscadores para a Escola Espiritual da Rosacruz, que é um intenso campo de força magnética crística.


Palestra
Neste sábado, 19, às 15h, na rua Nilzo Vanni, 136, todos os leitores estão convidados a assistir à palestra: “Natal, o nascimento da Luz no homem”

* Mercês Rocha é aluna da Escola Espiritual da Rosacruz Áurea
www.rosacruzaurea.org.br  e www.pentagrama.org.br
https://www.facebook.com/RosacruzAureaSP