O Lobo da Anchieta

471
Publicidade





Sim, já existiu o tal Lobo da Anchieta, uma boa formação que geralmente aproveitava jogadores que tinham feito sucesso em outras equipes, geralmente esses atletas eram contratados como funcionários e que atuavam na equipe, então disputando a conhecida Segunda Divisão de Profissionais da Federação Paulista de Futebol. Era o Volkswagen Club de São Bernardo do Campo, cuja principal fábrica ficava ao lado da rodovia Anchieta daí o cognome.

Jogava geralmente contra adversários que hoje já não existem ou que não disputam mais campeonatos profissionais, entre eles recordamos do Mogiana da Campinas, Elvira de Jacareí, Ferroviária de Botucatu, CTI de Taubaté, Irmãos Romanos também de São Bernardo do Campo, entre outras equipes. E comum saber e ver que muitos jogadores encerraram a carreira no Volkswagen e lá mesmo ingressaram e se aposentaram na empresa, caso do atacante Luisinho que está na foto, este mariliense alem de jogar no São Bento de sua cidade fez gols na Ferroviária de Araraquara e no Catanduva E.C. da cidade paulista e no Volkswagen encerrou a carreira e lá mesmo aposentou-se como funcionário.

A equipe é de 1965 e mostra em pé: Armando, Hélio, Gil (ex Esportiva de Guaratinguetá), Ipojucã, Lóca (ex Internacional de Bebedouro e Catanduva E.C.) e Cardarelli (ex Ferroviária de Araraquara). Agachados: Didi, Luisinho, Manoelzinho, Arlindo e Canhotinho. Grande equipe azul celeste que fez sucesso naquela década.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade

Publicidade


Publicidade