Número de ‘casórios’ cresce quase 9% em Tatuí­ de 2014 a 2015

474
Publicidade
Siltec





A pesquisa Registro Civil, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revelou que os moradores de Tatuí estão casando mais. De acordo com o levantamento, realizado junto a cartórios de registro civil de todo o país, o número de casamentos na cidade teve elevação de 8,6% em 2015, se comparado com 2014.

A cidade teve o segundo maior número de casamentos entre as cidades paulistas com população entre 115 mil e 120 mil habitantes. A cidade litorânea de Caraguatatuba teve 1.374 casamentos, frente a 946 matrimônios em Tatuí. A terceira colocada em casórios foi Barretos, onde foram registradas 933 uniões.

Os números do IBGE somente levam em consideração os casamentos civis, ou seja, realizados em cartórios. Os matrimônios religiosos não são contados pelo instituto.

Dos casamentos realizados localmente, 68% envolveram cônjuges solteiros. Para o IBGE, a denominação serve para descrever pessoas que nunca contraíram matrimônios, ou que, tendo contraído, tiveram os casamentos anulados.

Publicidade
Siltec

Os outros 32% são de moradores locais que já foram casados anteriormente, como nos casos de viúvos, separados e divorciados.

Entre as cidades de tamanhos parecidos, Salto e Guaratinguetá tiveram os maiores índices de “primeiras núpcias”. Nessas localidades, o percentual foi de 71%. Por outro lado, Birigui teve a maior parcela de casamentos entre divorciados, separados e viúvos (36%).

O número de divórcios na cidade teve crescimento menor, de quase 2%. Foram registradas 400 separações, entre janeiro e dezembro do ano passado.

Tatuí figurou em terceiro lugar em número de divórcios, com quantidade próxima às contabilizadas em Caraguatatuba (435) e Barretos (413). A cidade com menos separações foi Salto, com apenas 130 casos.


Publicidade
Siltec