‘Natal Musical’ inicia com cantatas interpretadas pelo Coral da Cidade

Evento visa à valorização do título do município de Capital da Música

294
Coral da Cidade "Professor José dos Santos" abre programação natalina (foto: Eduardo Domingues)
Publicidade
Da reportagem

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promoveu a abertura oficial do tradicional “Natal Musical” na noite de quinta-feira, 12. O evento faz parte da programação de final de ano do município, intitulada “Natal Encantado”, e ocorre diariamente na Praça da Matriz, até o próximo dia 23.

A programação, que tem como objetivo valorizar o título de “Capital da Música”, conta, ao todo, com 13 shows de agrupamentos no coreto e ocorre, simultaneamente, com a Feira de Artesanato, das 10h às 20h.

A abertura oficial do Natal Musical teve presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo e do ex-prefeito e assessor parlamentar do deputado federal Samuel Moreira, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.

Também estiveram presentes o chefe de gabinete da prefeitura, Christian Pereira de Camargo, o secretário municipal do Governo, coronel Miguel Ângelo de Campos, o diretor executivo-financeiro do Conservatório, Luiz Carlos Vinha, e o diretor municipal da Cultura e gestor do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Rogério Vianna.

O Coral da Cidade “Professor José dos Santos”, sob regência de Claudio Casarini, teve a responsabilidade de abrir a programação do evento cultural. O agrupamento apresentou repertório com 14 cantatas natalinas.

Publicidade

Casarini é professor do Conservatório desde 1979, bacharel em instrumento pela Faculdade Santa Marcelina, licenciado em música pela mesma faculdade e com pós-graduação em metodologia do ensino superior, além de ter estudado com Katherine V. Cowles, nos Estados Unidos.

Conforme Vianna, o Coral da Cidade, criado em 2002, “é formado por pessoas que têm em comum o gosto pelo canto, enxergam a musicalidade com um potencial inerente à humanidade e apostam na música como um dos maiores meios de comunicação”.

Em 2012, o grupo lançou o disco “Coral da Cidade Canta Bimbo Azevedo”. Posteriormente, pela lei estadual 16.409, de 5 de abril de 2017, a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) declarou a utilidade pública do agrupamento tatuiano.

Após pouco mais de dois anos desativado, o Coral da Cidade voltou em setembro de 2018, por meio de parceria entre a prefeitura e o Conservatório, “trazendo a possibilidade de fomento ao canto coral”.

Responsável por abrir o Natal Musical, foi justamente o Coral da Cidade que teve a incumbência de encerrar a temporada 2019 do Projeto Música na Praça, dia 28 de novembro, com repertório homenageando o patrono.

“Vocacionamos o que está sendo produzido na cidade. O coral, regido pelo excepcional Casarini, abre a programação com uma cantata totalmente natalina e de extrema importância para mostrar a produção artística da cidade”, afirmou Vianna.

O Natal Musical seguiria na noite desta sexta-feira, 13, às 20h, com a apresentação da Orquestra Filarmônica Cortez, sob a regência de Elidamaris Cortez.

Neste sábado, 14, às 10h, os assistidos pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social), da prefeitura, participam com uma mostra de dança.

Às 11h, é a vez do musical de violão e coral do Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” e, às 20h, haverá apresentação do coral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com regência de Vilson Santos.

Já na segunda-feira, 16, às 20h, a apresentação fica por conta da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Na terça-feira, 17, às 20h, é realizada a apresentação da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Na quarta-feira, 18, às 20h, o público pode prestigiar a peça “Natal Mambembe”, da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, e, na quinta-feira, 19, às 19h, há apresentação do Coro Artístico do Conservatório de Tatuí.

Ainda na quinta-feira, 19, às 20h, o coral do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), encerra a programação da noite.

Na sexta-feira, 20, às 20h, é a vez do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí. Já no sábado, 21, acontecem duas apresentações: às 11h, com a Banda “Carlos Gomes”, de Cesário Lange, e às 20h, com a Banda Infantil do Conservatório de Tatuí.

No domingo, 22, às 20h, ocorre a apresentação dos corais das igrejas Presbiteriana de Tatuí e Presbiteriana Bela Vista e, no dia 23, às 20h, acontece o sorteio de prêmios da campanha “Natal Premiado”, promovido pela ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Tatuí, seguido do encerramento do “Natal Musical”, com apresentação do Grupo Seresteiros com Ternura.

Desfiles natalinos

Pelo segundo ano consecutivo, o Natal Encantado, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, recebe dois desfiles natalinos pelas ruas da cidade: a Caravana da Coca-Cola e a Carreata Natalina do Grupo São Roque de Supermercados.

Na terça-feira, 17, a cidade será visitada pelos tradicionais caminhões iluminados da Coca-Cola. A concentração será às 20h, no hipermercado da Coop da rua 11 de Agosto. Depois, a caravana desfila por diversas ruas da cidade, passando pela rua Antônio Ferreira de Albuquerque, rua Donato Flores, 15 de Novembro e Largo do Mercado.

Em seguida, percorre as vias: Teófilo Andrade Gama, Juvenal de Campos, Professor Francisco Pereira de Almeida, avenida São Carlos, avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, São Bento e retorna à rua 11 de Agosto, até chegar à Praça da Matriz, onde acontecerá a “parada de Natal”.

No dia seguinte, quarta-feira, 18, será a vez da Carreata Natalina do Grupo São Roque de Supermercados. A “parada” visitará pela segundaa vez a Capital da Música. O desfile é composto por 40 artistas, ônibus, dois caminhões, bongo, jipe e trio elétrico tematizados com luzes, som, decoração e personagens natalinos.

A concentração será às 20h, em frente ao Pátio Vivaz, na avenida Teófilo Andrade Gama. De lá, o desfile seguirá em direção ao Supermercado São Roque da avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, passando pela praça Anita Costa e rua 15 de Novembro, seguindo até a Cel. Aureliano de Camargo.

Depois, os caminhões entram na rua 11 de Agosto até a José Bonifácio, e voltam à 15 de Novembro, até o final, seguindo pela avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo e finalizando o desfile em frente ao supermercado.

As atividades fazem parte da programação do “Natal Encantado 2019”, que conta com o patrocínio da Caixa e do governo federal, e apoio cultural de McDonald’s, Conservatório de Tatuí, Polo Industrial, Keke Empreendimentos, Associação Comercial e Empresarial de Tatuí, Unimed Tatuí, Grupo BT, Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara), Grupo Pacaembu, One7 Soluções Inteligentes e Recebíveis, Funerária Moreno/Lucemi, Coop – Cooperativa de Consumo, Moto Guia Honda e CNA Inglês Definitivo.

Publicidade