‘Natal Encantado’ começa a ser montado

Voluntárias do Fusstat trabalham na montagem dos enfeites natalinos (foto: Diléa Silva)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade), iniciou na terça-feira, 20, a montagem e a caracterização da Praça da Santa para a realização do “Natal Encantado”.

A programação natalina é tida como um dos eventos mais tradicionais do município e será realizada entre os dias 1º e 23 de dezembro, com atividades diversificadas, também na Praça da Matriz, além da própria Martinho Guedes (da Santa).

De acordo o secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, como Tatuí já é conhecida como a “Capital da Música”, “Cidade Ternura”, “Terra do Doce Caseiro” e Município de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, inúmeras ações serão desenvolvidas com o objetivo de fomentar o fluxo turístico e o comércio.

“Vejo um potencial muito forte na data. Além daquela magia que o Natal traz, acho que é uma oportunidade de valorizar o turismo. Hoje, várias cidades estão investindo no tema como mais uma atração turística e nós, como MIT, estamos buscando melhorar e fortalecer cada vez mais nossa programação”, afirmou.

Sinisgali diz acreditar que, com o movimento e a programação preparada para as noites do último mês do ano, também será possível impulsionar o comércio. As atividades culturais e festivas vão coincidir com o horário especial de atendimento das lojas, que devem funcionar até às 22h no período.

“O pessoal de fora vai vir para cá conferir nossas atrações culturais e já deve aproveitar para fazer as compras de final de ano. Além disso, muitos moradores de Tatuí não vão precisar sair daqui para ir para outros centros de compra, valorizando o comércio local”, ressaltou.

“Acho que a gente, como MIT, tem que explorar todos os potenciais. Esta festa, depois da Feira do Doce, é uma das mais esperadas”, acrescentou.

Neste ano, os ventos serão inspirados no tema “Natal Encantado”, que envolve o projeto Natal Espetacular e o Bazar de Natal, do Fusstat, além do acendimento do tradicional Pinheirão, da inauguração da Casa do Papai Noel e do Natal Musical.

Conforme o secretário, um dos principais objetivos da ação é trazer o “espírito natalino, criando um espaço capaz de despertar nas pessoas o encantamento do Natal”. O tema central será “Tatuí Encantado”.

“Quando criamos a programação, pensamos em trazer espaço lúdico, um ambiente familiar e aquela energia de fim de ano, sem esquecer a parte religiosa, que é muito importante”.

“Com o presépio, luzes e canções, criamos um clima de paz com a intenção de semear alegria, caridade, gentileza, perdão, entre outros bons sentimentos para o novo ano”, comentou.

A praça Martinho Guedes, popularmente chamada de Praça da Santa, será palco da abertura, na noite do dia 1o dezembro. Na data, com a presença de autoridades, colaboradores e patrocinadores, acontecerá o tradicional acendimento das luzes do Pinheirão.

A cerimônia oficial de inauguração será realizada às 19h, com a participação da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

A árvore, que ilumina a festividade, é o maior cartão postal do período e, em 2018, completa 62 anos, ou seja, recebe a iluminação natalina desde 1956. Os enfeites foram confeccionados por meio do “Natal Espetacular”, do Fusstat.

O projeto é fruto de convênio assinado pela Prefeitura, em junho deste ano, com o Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo). Ele é coordenado por Viviane Campos e conta com cinco multiplicadoras e voluntárias.

Elas trabalham com o reaproveitamento de garrafas “pet”, que se tornarão enfeites natalinos, com o intuito de preservar o meio ambiente por meio da reciclagem. Com isso, estão sendo confeccionados uma árvore de Natal de 4,5 metros, um presépio e vários enfeites natalinos.

“É importante manter a tradição e também buscar evoluir, como nós vamos fazer este ano. Vamos enfeitar o ‘Pinheirão’ e fazer uma tematização com a junção do projeto do Fusstat, que, além de render trabalhos muito bonitos, ainda ajuda na preservação do meio ambiente, incentivando a reciclagem”, avaliou.

O secretário reforçou que, aproximadamente, 10 mil garrafas pet foram necessárias para os trabalhos, todas tiradas do lixo. O trabalho ainda está sendo desenvolvido em barracão cedido pela rede Caetano, na rua Juvenal de Campos, em frente à Caixa Econômica Federal, por voluntárias do Fusstat.

Ainda segundo Sinisgali, a grande novidade deste ano é que o Centro Cultural Municipal será o cenário da “Casa do Papai Noel”, com um ambiente totalmente coberto e com decoração natalina.

O espaço ficará aberto entre os dias 1º e 23 de dezembro, das 19h às 22h, com a presença do Papai Noel. No local, as famílias poderão registrar o momento com o bom velhinho e fotografar o pinheiro do alto do prédio, que já foi sede do Alvorada Clube.

“Como nós queremos investir cada vez mais em qualidade e também em conforto, sentimos que pode ser um grande diferencial fazer a Casa do Papai Noel aqui no Centro Cultural. Aqui tem acessibilidade, vai ter entrada gratuita e será uma ligação da Casa com o jardim do Papai Noel”, comentou.

Ainda no Centro Cultural, no espaço de exposições, funcionará o Bazar de Natal do Fusstat. As vendas serão iniciadas no dia 10 e vão até 21 de dezembro, das 13h às 22h, sendo que a abertura oficial contará com a presença do coral do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, que tem como coordenadora Luciana Picchi e como regente, Rosa Maria.

A Praça da Matriz também será palco de atividades natalinas. Segundo o secretário, o espaço receberá o “encantamento” do Natal por meio de cantatas do “Natal Musical”, no período de 13 a 23 de dezembro. Nos mesmos dias, haverá a Feira de Artesanato “Capital da Música”, das 10h às 20h.

Conforme informado pela assessoria de comunicação da Prefeitura, o tradicional Natal Musical leva esse nome com o intuito de valorizar o título de Capital da Música.

O evento levará ao público canções que representam “celebração e esperança por meio da vida”, com apresentações de diversos agrupamentos, coros, músicos e cantores de Tatuí e região.

A abertura acontece no dia 13 de dezembro, às 20h, com a Orquestra Filarmônica Cortez, regida por Elidamaris Cortez. No dia seguinte, 14, também às 20h, quem se apresenta será o coral do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, coordenado por Luciana Picchi e regido por Rosa Maria.

No sábado, 15, as apresentações começarão às 11h, com show do Quarteto 4 Estações, de Boituva, e, às 20h, com o Coral Amici Cantori, regido por Marcos Baldini. No domingo, 16, às 20h, quem se apresenta é o Coral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com Vilson Santos como regente.

A programação segue durante a semana com apresentações musicais todos os dias, às 20h. Na segunda-feira, 17, o coral do projeto Lar Espaço Feliz se apresenta com regência de Luís Gustavo Laureano. Na terça-feira, 18, o Coral de Tatuí “Professor José dos Santos” sobe ao palco com a coordenação de Claudio Casarini.

Na quarta-feira, 19, haverá o espetáculo da Orquestra de Violões e Coral de Vozes do CEU das Artes, com a coordenadora Magali Ribeiro. Na quinta-feira, 20, a Banda Regimental da Guarda Civil Municipal de Tatuí se apresenta com o regente Sérgio de Oliveira (Lagartixa), e, na sexta-feira, 21, haverá apresentação do grupo Metais do Roque, com o coordenador Bob Percussa.

No sábado que antecede o Natal, 22, as manifestações artísticas começam às 11h, com apresentação do Centro de Desenvolvimento Arte pela Vida, coordenado por Rodrigo Sacco, e continuam às 20h, com o coral da Igreja Presbiteriana, sob a regência de Raimundo Françane Júnior.

O encerramento do “Natal Musical” será no domingo, 23, às 20h, com show do grupo Seresteiros com Ternura, sob a coordenação de Maria Inês Camargo.

O evento tem apoio cultural da Padaria Onze, do Conservatório de Tatuí e da Abaçaí Cultura e Arte e conta com o patrocínio da Unimed Tatuí, McDonald’s, Piso Strufaldi, Sítio do Carroção, Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara), Rede Caetano, Grupo Applàuso Nissan, Indústria e Comércio de Bebidas Vieira Rossi, Grupo BT, ACE (Associação Comercial e Empresarial de Tatuí) e Coop – Cooperativa de Consumo.